SERGIPE

30/03/2020 as 16:51

Pandemia: rede hoteleira segue sem respostas do Governo e Prefeitura

Dez dias se passaram desde que a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em Sergipe, (ABIH/SE)

<?php echo $paginatitulo ?>

Solicitou ao Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju, medidas para atenuar a crise no setor do turismo, altamente impactado com a pandemia do coronavírus. De acordo com o presidente da entidade, Antonio Carlos Sobrinho, ainda não houve resposta sobre os pedidos.

A ideia da rede de hotéis era que houvesse postergação de pagamentos, como o IPTU, flexibilização de impostos pagos o Município e Estado, além de uma linha de crédito no Banco do Estado de Sergipe para ajudar o setor. “Até o momento nós não tivemos respostas, o turismo segue sem nenhuma iniciativa para diminuir os impactos dessa crise”, afirma Sobrinho.

A única medida para reduzir os efeitos da crise do setor, segundo Sobrinho, foi a cobrança da conta de água conforme o consumo, anunciada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). “Os hotéis normalmente pagam uma tarifa mínima por quarto. Isso será suspenso e a Deso vai cobrar nos próximos 90 dias por consumo. Vai ficar justo”, pontuou o representante da ABIH.

 

Os hotéis estão impedidos de admitir novas reservas, em razão dos decretos vigentes para combater o coronavírus. Conforme Sobrinho, estão funcionando apenas aqueles que já tinham reservas feitas antes dos decretos, e boa parte da rede está inoperante atualmente.

Esse cenário será um dos pontos de discussão entre o governador Belivaldo Chagas e representantes de setores produtivos do estado na tarde desta segunda-feira, 30. Na oportunidade, Sobrinho espera ouvir do Governo medidas que ajudem o setor a superar essa crise.

Na último contato com nossa reportagem, o secretário municipal da Fazenda, Jefferson Passos, informou que a possibilidade do Município abrir mão de receitas nesse momento era limitada, mas ainda assim afirmou que a situação estava em avaliação. Nossa reportagem tentou novo contato com a secretaria no final da manhã desta segunda-feira, mas sem sucesso.




Tópicos Recentes