SAÚDE

05/08/2022 as 16:51

Aracaju iniciará campanha contra a Poliomielite e Multivacinação


Foto: SMS<?php echo $paginatitulo ?>

A Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, na próxima segunda-feira, 8, a Campanha Nacional de Poliomielite e de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e de adolescentes menores de 15 anos.

A campanha ocorrerá até o dia 9 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, no dia 20 de agosto, será realizado o Dia D da vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

“O objetivo é manter Aracaju livre da poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir o número de não vacinados. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade contra a poliomielite, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, melhorando assim as coberturas vacinais”, explica Larissa.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade, totalizando 33.137 crianças. Sendo que as crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário, e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. As crianças menores de 1 ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Na multivacinação a população-alvo serão as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Para atualizar o cartão vacinal, os pais ou responsáveis devem levar a criança até a unidade mais próxima à sua residência, com documento com foto, certidão de nascimento da criança ou adolescente e cartão de vacinação.

As vacinas que serão ofertadas são : BCG; Hepatite B; Penta; Polio inativada; Polio Oral; Rotavírus; Pneumocócica; Meningocócica C; Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola); Tetra viral (SCRV – sarampo, caxumba e rubéola e varicela); DTP; Hepatite A; Varicela; Difteria e tétano adulto; Meningocócica ACWY; HPV quadrivalente; e dTpa.

Fonte: AAN




Tópicos Recentes