SAÚDE

22/02/2021 as 16:03

Prefeito de Itabi que foi vacinado prestará esclarecimentos ao MPE

No dia 11 de fevereiro o Ministério Público converteu a notícia de fato em procedimento preparatório de inquérito civil, por entender que há necessidade de aprofundar a investigação

Foto: Prefeitura de Itabi<?php echo $paginatitulo ?>

O Prefeito de Itabi, Júnior de Amintas, será ouvido pelo Ministério Público nesta semana e prestará esclarecimentos sobre o fato de ter sido um dos primeiros a ser vacinado contra a Covid-19 no municipio, sem fazer parte do grupo prioritário do Plano Estadual e Nacional de Vacinação.

Após a divulgação da foto do prefeito recebendo a primeira dose da vacina nas redes sociais, o Governo de Sergipe, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), apresentou representação, junto ao MPE, para apuração de possível ilícito penal e ato de improbidade administrativa praticado pelo Prefeito de Itabi, Júnior de Amintas.

No dia 11 de fevereiro o Ministério Público converteu a notícia de fato em procedimento preparatório de inquérito civil, por entender que há necessidade de aprofundar a investigação. Com isso, o prefeito será ouvido, assim como a ex-secretária adjunta de saúde do município, exonerada no dia 20 de janeiro após a repercussão do caso. A oitiva da ex-secretária será nesta terça-feira, dia 23.

Em ofício encaminhado ao MPE, a Procuradoria de Itabi informou que o município recebeu 31 doses da vacina, e por orientação da ex-secretária, uma dessas doses foi aplicada no prefeito. Ainda segundo a Procuradoria, a aplicação da dose no prefeito teve o único propósito de conscientizar a população local acerca da segurança da vacina, já que há muitas campanhas desacreditando a eficácia e segurança do imunizante.

No ofício, a Procuradoria explica que o munícipio não tem indígenas aldeados e nem idosos institucionalizados, portanto, as doses serão todas aplicadas em profissionais de saúde. Diante do exposto, o Ministério Público solicitou a Secretaria Municipal de Saúde a lista das pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Itabi.

 

Por Karla Pinheiro




Tópicos Recentes