SAÚDE

16/10/2020 as 15:30

Com oito casos de sarampo este ano, Sergipe realiza Dia D no sábado

Diferentemente do ano anterior, Aracaju não teve caso da doença registrado até o momento

<?php echo $paginatitulo ?>

Sergipe possui oito casos de sarampo em 2020, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Dois a mais que o ano de 2019, quando foram registrados seis casos. Diferentemente do ano anterior, Aracaju não teve caso da doença registrado até o momento.

Neste mês de outubro, tem sido realizado uma campanha de vacinação que se estende até o fim de mês. E neste sábado, 17, os postos de saúde do interior, realizarão o Dia D, para a multivacinação.

Somente este ano, a doença contagiou homens e mulheres, sendo adultos jovens e por conta disso a campanha que está sendo feita para imunizar a população irá até o dia 30. Porém, o dia 17 já está reservado no calendário para uma multivacinação. “Nessa campanha podem ser vacinados a população de 20 a 49 anos, que vai tomar uma dose extra da tríplice viral, que é a vacina contra o sarampo”, diz Ana Lira, enfermeira do Programa Estadual de Imunização da SES.

Dentre os sintomas do sarampo estão: a febre alta, olhos avermelhados, tosse e coriza. A doença pode levar a óbito, bem como causar pneumonia viral e outras consequências. “A única forma de prevenção é a vacina. Sarampo só previne com a vacina. Os cuidados de transmissão são de não tossir, pois a transmissão se dá por via área.”, explica Ana.

Aracaju não participará da campanha deste sábado por conta de12 Unidas Básicas de Saúde (UBS) estarem funcionando em horário estendido de segunda à sexta-feira. Segundo informações da SES, 30 mil adultos já foram imunizados no estado. Os dados da campanha serão divulgados no final do mês.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos




Tópicos Recentes