POLÍTICA

23/06/2022 as 23:22

Ex-ministro do TSE e advogado de Bolsonaro integra a defesa de Valmir de Francisquinho e atua no julgamento desta quinta


© Marcelo Camargo/Agência Brasil<?php echo $paginatitulo ?>

O ex-ministro do TSE, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto desde segunda-feira (20, passou a integrar a defesa do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquino, e do seu filho Talysson Costa, ambos do PL, na continuidade do julgamento do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que acontece esta quinta-feira (23), às 10 horas em Brasília.

Tarcísio foi contratado pelo Partido Liberal e também atua como advogado na pré-campanha do presidente Jair Bolsonaro, que disputa à reeleição. A notícia é procedente de Brasília e a fonte admite que a presença do ex-ministro fortalece Francisquinho, embora admita que não será fácil uma reversão no resultado final.

No primeiro julgamento, relator do caso no TSE, ministro Sérgio Banhos, votou no sentido de manter a decisão do TRE-SE, uma vez que os fatos comprovados nos autos caracterizam a prática de abuso de poder político e econômico, com uso de propaganda irregular e uso da máquina administrativa municipal, o que trouxe desequilíbrio à disputa.

“Tais atividades ultrapassam o princípio de razoabilidade, atentando contra os princípios democráticos, bem como comprometendo a própria igualdade de chance entre os candidatos da disputa no pleito”, ressaltou.

O ministro Carlos Bastide Horbach, do TSE, pediu vistas do processo e só nesta quinta-feira (23) é que o julgamento dará continuidade.


Colunistas


Tópicos Recentes