POLÍTICA

13/05/2022 as 09:29

Pré-candidato Rogério Carvalho debate eixos programáticos do programa de governo com a militância


<?php echo $paginatitulo ?>

O pré-candidato ao governo de Sergipe senador Rogério Carvalho (PT) esteve reunido, na noite desta quinta-feira, dia 12, com a militância, debatendo e construindo coletivamente os eixos do programa de governo, que tem como objetivo cuidar dos sergipanos, fazendo Sergipe andar com foco no desenvolvimento. O encontro reuniu no auditório do Real Classic, em Aracaju, lideranças políticas, representantes dos partidos já confirmados na aliança – PT, PSB, PV e Solidariedade –, movimentos populares, sindicais e militantes de vários municípios sergipanos.

O programa de governo da pré-candidatura de Rogério tem como eixos programáticos: emprego e renda, educação, saúde, turismo, segurança, agricultura, infraestrutura, Ciência, inovação e tecnologia, cultura, meio ambiente, proteção social, combate ao racismo, proteção aos povos indígenas, promover a cidadania LGBTQIA+, pequenos negócios e novo padrão de desenvolvimento, economia social e solidária, e projetos estruturantes para o desenvolvimento econômico.

“Nós temos que debater o Sergipe que queremos. O do desenvolvimento ou o do atraso? O da oportunidade e emprego ou o da fome e da miséria? O do conhecimento e tolerância ou o do autoritarismo e violência? Teremos em outubro a oportunidade de definir que Sergipe teremos nos próximos anos e gerações”, lembrou Rogério.

Um dos pontos prioritários de ação apontados pelo pré-candidato no programa de governo é o do emprego e renda. Rogério entende que a parceria com Lula na Presidência é o que vai trazer oportunidades reais para Sergipe. Para ele, isso é essencial para assegurar a dignidade que nosso povo precisa, com direito a um salário que permita garantir comida na mesa.

“Só com o governo federal podemos reativar a Petrobras, explorar a carnalita, ter a Fafen, as BRs em boas condições. Ou seja, precisamos falar para as pessoas que só assim poderemos mais! Não podemos fechar os olhos para as dificuldades de empregos frágeis, sem segurança, ou carteira assinada como os motoristas de aplicativo”, afirmou o pré-candidato.

Educação

Rogério enfatizou que a educação é um compromisso de governo para mudar a vida do povo sergipano, oferecendo aos estudantes escolas com a mesma qualidade, seja na zona sul ou periferia da capital e no interior do estado.

“A escola tem que ser de excelência em todo lugar. Lula sempre diz que educação é o investimento mais barato que um país pode fazer, e faremos as nossas propostas de mãos dadas com quem faz a educação. Lula tem uma meta de colocar mais de 30% dos jovens nas universidades. E eu estou disposto a acompanhar essa meta, e fazer das escolas de Sergipe as de melhores IDEBs do país”, garantiu.

Desenvolvimento econômico

O olhar governamental voltado para o desenvolvimento econômico é essencial nesse momento pelo qual passa o estado. O pré-candidato petista enfatizou que não se pode aceitar a miséria como algo natural. É preciso acabar com a fome e trazer desenvolvimento a Sergipe.

“Quem acha que essas tarefas são possíveis de serem realizadas sem um presidente aliado, que tem os mesmos compromissos que a gente, está enganado. Tudo isso depende de um presidente aliado de um governador. Não é com Bolsonaro que a gente vai transformar Sergipe. É com Lula e Rogério. Essa é a aliança que vai transformar esse estado”, frisou.

No eixo da Saúde, Rogério Carvalho disse que o plano imediato é acabar com a fila de pessoas que aguardam por tratamento e cirurgias, assumindo o compromisso de tirá-las desse sofrimento nos primeiros seis meses de governo. Ele também destacou a necessidade da implementação urgente dos centros diagnósticos para agilizar esse atendimento.

“Se já fizemos uma vez, faremos melhor agora!”, frisou, ao lembrar de todas as conquistas para a Saúde de Sergipe feito em parceria com o saudoso Marcelo Déda na Prefeitura de Aracaju e no Governo de Sergipe, como a criação o Samu, Clínicas de Saúde da Família, a Farmácia Popular, UPAs 24 horas, os Hospitais Regionais, leitos de UTI, entre outros.

Construção coletiva

Para cada um dos eixos programáticos propostos, foram criados grupos de trabalho que tiveram coordenadores indicados para que possam trabalhar e construir a execução do que foi proposto juntamente com as pessoas envolvidas em cada um deles.

Rogério ressaltou que essa aliança não fará um programa de governo para ficar na gaveta, mas sim um programa que lutará para que até o último minuto do governo se lute para colocar tudo em prática.

“A gente tem muita capacidade de fazer. O que estamos dizendo que faremos iremos fazer! Temos que empregar nossa alma, nossa vida e o que tiver de melhor do nosso amor, da nossa fé, determinação e experiência para o que vai ser demandado para a gente tirar nosso povo da fome, da miséria e da desigualdade. Vamos fazer um grande programa e a melhor e mais bonita campanha da história. E vamos à vitória, porque Sergipe pode mais!

Mais preparado

O vigilante Jadson Gomes não perdeu a oportunidade de ir conhecer um pouco mais sobre os eixos temáticos do programa de governo da pré-candidatura de Rogério. Ele está bastante confiante na parceria Rogério/Lula.

“Há muitos anos eu venho esperando esses dois que eu amo. Rogério é preparado, é pelos pobres, pela periferia, pela saúde, por tudo, é vida, é amizade”, declarou.

O presidente estadual do PT/SE, deputado federal João Daniel, destacou a dobradinha Lula e Rogério na condução de um grande projeto para o Brasil e Sergipe.

“Esse projeto está nascendo forte e firme e representa o que há de mais puro e mais correto para recuperar a esperança, o amor e a vontade do povo sergipano”, disse.

O nível de qualidade no debate sobre Sergipe que Rogério tem elevado foi destacado pelo presidente do PSB/SE, Valadares Filho.

“Temos um candidato preocupado em debater com as pessoas, em conversar com sua gente. Rogério está nos dando a verdadeira esperança de que teremos um governador trabalhador, dedicado e responsável, capaz de fazer nosso estado novamente uma referência econômica. A dupla Rogério Carvalho e Lula vai resgatar o que Lula e Marcelo Déda tanto fizeram por nosso estado”, afirmou.

Já o presidente estadual do Solidariedade, Vovô Monteiro, ressaltou que Rogério é o candidato mais preparado ao governo do estado, que tem propostas capazes de desenvolver uma política de geração de emprego e igualdade social em Sergipe.

Foto: Janaína Santos

Por Edjane Oliveira


Colunistas


Tópicos Recentes