07/12/2021 as 16:41

Sergipe dá início à implementação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica

Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Sergipe, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Natura, realizam evento no dia 10 de dezembro (sexta-feira) com representantes do setor produtivo para apresentar a política e promover engajamento à iniciativa, que visa ampliar a oferta do ensino técnico em todo o estado


<?php echo $paginatitulo ?>

São Paulo, dezembro de 2021 - Com o objetivo de ampliar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no estado, a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Sergipe, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Natura, estão iniciando a implementação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT) na rede pública de ensino. A política, que vem sendo construída desde julho de 2021, contempla estudos, metas, metodologias e formação de professores para ampliar a oferta aos jovens de ensino técnico no estado e para que esteja em linha com a reformulação do Ensino Médio, que prevê a inserção do itinerário profissional, bem como integrar a modalidade com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Uma das premissas da PEEPT é promover o engajamento do setor produtivo na articulação para oferta de EPT no estado. Para isso, será realizado uma roda de diálogo híbrida (presencial e virtual) para empresas e associações do estado sobre o tema no dia 10 de dezembro, no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Neuzice Barreto. Na oportunidade, associações e empresas representando setores como comércio, tecnologia da informação, agricultura e indústria se reunirão para debater as possibilidades de parcerias com a Secretaria e as escolas no sentido de ampliar as oportunidades para os jovens darem início à sua vida profissional no mundo do trabalho, bem como as dificuldades que as empresas hoje enfrentam na contratação de mão de obra qualificada.


"As secretarias estaduais têm um grande desafio de concretizar o itinerário da EPT e dar forma ao trabalho como princípio educativo, possibilitando desafios, experiências e reflexões aos jovens para que eles possam ampliar sua visão de mundo e sua inserção social e no mundo de trabalho de maneira digna. Esta iniciativa é um exemplo de como é possível fomentar a EPT para que ela esteja alinhada com as potencialidades da região na qual este jovem está inserido", diz Ana Inoue, superintendente do IET.


A aproximação com o setor produtivo promove a inclusão produtiva de forma qualificada, por meio de visitas técnicas, estágios, estudos para elaboração e oferta de novos cursos", explica José Ricardo de Santana, superintendente executivo da SEDUC-SE.
A implementação da PEEPT em todo estado ocorrerá até 2024, sendo previstas as fases de expansão e avaliação entre 2023 e 2024.


Serviço:
Data: 10/dez
Horário: 9h às 11h. Credenciamento a partir das 8h
Local: Centro Estadual de Educação Profissional Professora Neuzice Barreto
Endereço: Av. Perimetral B., S/N, em Nossa Senhora do Socorro


Sobre o Educação Itaú e Trabalho
O Itaú Educação e Trabalho (IET) faz parte da Fundação Itaú para Educação e Cultura . Atua há mais de uma década em parceria com entidades civis e o poder público apoiando e incentivando a implementação de políticas de EPT, que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, com foco, sobretudo, na formação para o mundo do trabalho.  Para o IET, a educação é um vetor de desenvolvimento social e econômico, por isso seu trabalho é no sentido de que os estudantes tenham uma formação qualificada para um futuro em constante mudança no mundo do trabalho e que possa criar o desejo nos jovens de seguir aprendendo em todas as etapas da vida. Saiba mais no site da instituição.




Tópicos Recentes