06/12/2021 as 16:49

Moro usa chapéu de sertanejo e visita Ne

O ex-juiz visitou a capital pernambucana como parte da agenda de lançamento de seu livro, "Contra o Sistema da Corrupção"

Política Online

Política
Por Ewerton Júnior
<?php echo $paginatitulo ?>

De passagem pelo Nordeste, o presidenciável Sérgio Moro (Podemos) posou com um chapéu de sertanejo ao lado de apoiadores neste domingo, 5, no Recife. O ex-juiz visitou a capital pernambucana como parte da agenda de lançamento de seu livro, "Contra o Sistema da Corrupção". A obra narra sua passagem pelo governo Jair Bolsonaro e os bastidores da Lava Jato. Desde que se filiou ao Podemos e vestiu o figurino de pré-candidato, esta é a primeira vez que Moro cumpre agenda no Nordeste. O jurista dá seus primeiros passos e tenta angariar votos na região considerada reduto político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um de seus principais oponentes. Fotos do ex-ministro com o chapéu geraram repercussão e ganharam tração nas redes nesta segunda-feira, 6. O uso de chapéus associados à cultura nordestina, como o chapéu de couro e o chapéu de boiadeiro, é de praxe durante campanhas e pré-campanhas à Presidência da República.

Nomes que disputaram outras eleições fizeram gesto parecido, incluindo a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e os então candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Fernando Haddad (PT), José Serra (PSDB) e Aécio Neves (PSDB), entre outros. O presidente Jair Bolsonaro vestiu a peça em mais de uma oportunidade, tanto durante sua campanha, em 2018, quanto em viagens pelo Nordeste depois de eleito. O mandatário também tem o costume de usar um chapéu de vaqueiro, menor e mais arredondado, quando visita a região. Ele fez uso do item na inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista, na Bahia, em 2019, e durante viagem ao interior do Piauí em 2020, por exemplo. Durante o evento no Recife, Moro voltou a pautar sua fala no combate à corrupção e à pobreza. Ele afirmou ser favorável aos programas de transferência de renda, que, acredita, precisam ser mantidos. O ex-juiz também reforçou a sugestão de criar uma agência reguladora com foco na erradicação da pobreza. Poucos minutos antes do evento, manifestantes protestaram contra o jurista em frente ao teatro, carregando a faixa "Moro Suspeito prendeu Lula sem provas". Após proferir palavras de ordem e chamar a atenção do público, os protestantes foram embora sem animosidade.

CIDADANIA

O partido Cidadania Sergipe reúne seus filiados e lideranças políticas no próximo sábado (11), para o Congresso Estadual. O encontro será realizado na Câmara Municipal de Itabaiana, a partir das 15:00 horas. Na oportunidade serão definidos novos Diretório e Executiva Estadual, além da eleição dos delegados para o Congresso Nacional. Ao longo do mês de outubro, os diretórios municipais foram renovados nos congressos municipais. A expectativa do presidente do Cidadania Sergipe, senador Alessandro Vieira, é fortalecer o debate político, a democracia e a atuação coletiva dos filiados do partido. "Cada um dos integrantes do Cidadania tem papel fundamental na mudança que queremos realizar. Em Sergipe, o Cidadania se estrutura para apresentar boas chapas de deputados estaduais, federais, e uma candidatura ao Governo do Estado, nas eleições de 2022, colocando opções para os sergipanos que querem mudar de verdade nosso estado. Essa é a nossa prioridade, e estamos avançando nessa construção", destaca Alessandro. A sigla partidária a nível nacional optou por apresentar o nome do senador Alessandro Vieira como pré-candidato à Presidência da República. Alessandro tem trabalho intensamente na composição da terceira via para as eleições de 2022. "A decisão do Cidadania me deixou honrado e traz uma grande responsabilidade. O momento que nós vivemos é de recuperação de uma pandemia que ainda não acabou. Muitos brasileiros estão sofrendo a tragédia da fome, do desemprego, e nós nordestinos estamos vendo isso mais de perto. Só vamos conseguir apresentar soluções com muita política bem feita. Política não é troca de voto, não é corrupção. Política é um mecanismo que nós temos para resolver os problemas da sociedade. E isso se faz com qualidade, com pessoas honestas e independentes, tudo aquilo que o Cidadania sempre teve na sua história quase centenária. É nessa soma de vontades, de esperança, e de projetos, que nós vamos construir uma vitória, não do partido ou de um candidato, mas uma vitória para o país e para nosso estado. O Brasil e Sergipe merecem ter um futuro."

AÇÕES DE LINDA

A vereadora Linda Brasil (PSOL) participou da Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, realizada por uma fábrica de Produtos Ópticos. Na ocasião, a parlamentar palestrou sobre o tema “Respeito às diversidades, combate aos preconceitos” e parabenizou a iniciativa da formação. Infelizmente, a falta de acolhimento e maus tratos no ambiente de trabalho através de piadas e brincadeiras preconceituosas, constituem em assédio moral que podem levar a trabalhadora/o a se desconectar de suas tarefas, ocasionado não só acidentes de trabalho mas também problemas ligados à saúde mental. Respeitar mulheres, negros e negras, pessoas LGBTQIA+, deficientes é algo fundamental para prevenir acidentes. “Primeiramente eu gostaria de parabenizar a realização da Semana, porque quando a gente fala de Segurança do Trabalho, ficamos muito preocupadas/os/es com a questão da nossa proteção física, mas tem também a nossa proteção psicológica, nossa proteção moral, do espírito, do convívio, do respeito à diversidade, nós somos diversos em nossas singularidades independentemente da nossa orientação sexual e da nossa identidade de gênero, então, falar de diversidade é falar dessa grandiosidade, dessa pluralidade que são os seres humanos”, explicou Linda. O debate contribuiu para a formação de trabalhadores/as, com o intuito de aprimorar as relações no ambiente profissional, e a convivência, onde o respeito seja fundamental nos espaços de trabalho. A Lgbtfobia ainda é muito presente no ambiente de trabalho, segundo levantamento da consultoria Mais Diversidade, 20% dos trabalhadores temem expor sua orientação e identidade de gênero. O Brasil é um dos países que mais matam LGBTQ+ todos os dias. Segundo dados da organização Grupo Gay da Bahia e do Acontece- Arte e Política LGBTI+, em 2020, foram registrados 237 mortes violentas contra LGBTQIA+. Diante desse problema que precisa ser superado, espaços de formação e diálogo são fundamentais para a superação dos preconceitos.

SINTESE

Em mais uma agenda de manifestação, membros do Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese) se organizaram em um ato de protesto na manhã desta segunda-feira, 6, em frente ao Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ-SE). Segundo a categoria, o objetivo é cobrar do poder judiciário o pagamento do processo do segundo lote do redutor salarial. O Sintese alega que o processo vem se arrastando desde 2004, embora a justiça já tenha reconhecido que alguns professores têm direito a receber. “O dinheiro que deveria estar na conta dos professores e professoras está depositado na conta do Tribunal de Justiça”, disse a presidente do Sintese, Ivonete Cruz. Ela explica que a questão sobre o pagamento do ‘segundo lote do redutor’ já poderia ter saído, mas a justiça está “emperrando” o pagamento. “Veja só que situação absurda: o processo já foi ganho pelo Sintese, o Governo do Estado já depositou há quase um ano o dinheiro em conta judicial para o pagamento dos professores e professoras favorecidos no processo, mas a justiça não deposita o dinheiro na conta do Sintese para que o sindicato faça o pagamento aos professores e professoras”, explica. Ainda segundo Ivonete, grande parte dos professores que têm direito a receber o 2º lote do redutor salarial já se encontram aposentados. “Quase que 100% dos professores e professoras que têm direito a este redutor já estão aposentados e aposentadas. E são exatamente esses professores que já estão sendo massacrados com o desconto de 14%, que é totalmente ilegal, inconstitucional e imoral”, diz a presidente do Sintese. Em comunicado, o TJ-SE informou que o agravo de instrumento relacionado à temática em questão está pautado para ser julgado hoje na 1ª Câmara Cível. Dessa forma, o Tribunal só irá se manifestar após a decisão do julgamento. Em junho 2001 foi implantado em Sergipe o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério (Lei Complementar nº 61/2001). Com a criação do Plano, professores da rede estadual tiveram aumento em suas remunerações. O então govenador da época criou mecanismos que possibilitaram reduzir a remuneração daqueles professores que receberam aumento. Os cortes indevidos na remuneração dos professores tiveram início em janeiro de 2002. Em março do mesmo ano, o SINTESE entrou como um mandado de segurança alegando a ilegalidade da redução da remuneração dos professores. O mandado de segurança foi julgado procedente ainda em 2002. No entanto, os cortes indevidos só pararam de ser feitos em abril de 2003. Após os descontos, o SINTESE convocou todos os professores e professoras filiados para entrarem com processos para que lhes fosse restituída a verba descontada de maneira indevida de suas remunerações. A ação começou a correr na justiça em 2004.

PSB MULHER

O Partido Socialista Brasileiro em Sergipe (PSB/SE) empossou no cargo de Secretária Estadual de Mulheres a médica pediatra Dra. Silvia Palmeira Cruz. A solenidade aconteceu no sábado (4), na sede do PSB em Aracaju, durante Congresso Estadual do partido. Em seu discurso de posse, Dra Silvia Cruz fez questão de enfatizar que a vida política brasileira tem se constituído, ao longo do tempo, em um espaço quase que exclusivamente de homens. “Esse cenário leva o país à manutenção do “status quo”, de falta de igualdade, políticas deficitárias e excludentes das minorias vulneráveis. Falar em minoria não deveria caber o gênero feminino por seu quantitativo populacional superior ao masculino. No entanto, a mulher se junta à parcela das minorias quando o assunto é participação política ao lado de outros grupos como negros, indígenas e pessoas LGBTQIA+”, pontuou. Dra Silvia Cruz citou o percentual de cotas para mulheres na formação de chapas para candidaturas. “A Lei nos assegura 30% de cotas, porém, não se tem se efetivado nossa representativa no poder após as eleições. Importante enfatizar que nós mulheres avançamos em todas as profissões de maneira brilhante, entretanto, na esfera política, mesmo com o incentivo da cota de gênero, não tem se mostrado eficaz para o crescimento da mulher nos espaços de poder”, lamenta. “Um momento muito importante para o PSB Mulher eleger mais uma vez Dra Silvia para coordenar ao lado de mulheres socialistas e fazer um trabalho de muita dedicação, bem organizado, focado na entrada da mulher na vida pública e na militância para colocarmos cada vez mais as mulheres no seu lugar importante na sociedade”, destacou o presidente do PSB Sergipe, Valadares Filho.

CONVÊNIOS

A manhã desta segunda-feira, 6, foi de celebração de convênios entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), e das prefeituras municipais de Gararu e Indiaroba. Os convênios, frutos de emendas parlamentares, tem como objetivo realizar obras que são anseios da população. O prefeito de Indiaroba, Adinaldo do Nascimento dos Santos, realizou as tratativas para a assinatura do contrato, para a execução de uma obra que vai revitalizar a entrada do município do Território Sul de Sergipe. “Através da emenda do deputado Luciano Pimentel, nós vamos melhorar toda a nossa entrada da cidade. Esta é uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Sedurbs, que tem a garantia de que o serviço seja executado com qualidade e atendendo a necessidade da população” disse o prefeito. O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ubirajara Barreto, ressaltou a importância destas emendas para o desenvolvimento e a qualidade de vida de quem mora no interior. “Está se concretizando as emendas impositivas do orçamento 2021, e finalizando algumas outras. Estamos executando algumas demandas, no que se refere ao plano de trabalho, a exemplo de Indiaroba e a Gararu, que são emendas do deputado Luciano Pimentel”, explicou.Quem também assinou o convênio com o Governo do Estado, por meio da Sedurbs, foi a prefeita de Gararu, município do Baixo São Francisco, Zete de Janjão. Gararau vai receber uma quadra de esportes no povoado Lagoa Funda. “Estamos aqui assinando uma emenda que o deputado Luciano Pimentel destinou para o nosso município, o que proporcionou ao Povoado de Lagoa Funda, lá em Gararu, uma quadra de esporte, porque esporte é vida e saúde. Isso também é fruto da parceria com a Sedurbs que, com fé em Deus, outras obras virão para o município”, disse. O deputado Luciano Pimentel, autor das emendas, explicou as escolhas. “É muito importante estamos aqui buscando alinhar os procedimentos que ainda estavam pendentes, para a liberação das emendas parlamentares para que dê efetividade e cheguem realmente a população os benefícios dessas obras e serviços. No caso de Gararu será uma quadra de esporte completa, para isso investimos um valor significativo, porque esporte é muito importante para juventude” concluiu.

TAXA ZERADA

O prefeito Edvaldo Nogueira apresentou, nesta segunda-feira, 6, Projeto de Lei que revoga o percentual de 2% da Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO), embutido  na tarifa do transporte coletivo da capital sergipana. A propositura, assinada pelo gestor de Aracaju, em solenidade no Centro Administrativo, tem como foco diminuir o impacto de um eventual reajuste tarifário em 2022, beneficiando diretamente os aracajuanos que utilizam diariamente o sistema de transporte público. Após ser assinado por Edvaldo, o PL foi encaminhado à Câmara Municipal para ser apreciado e votado pelos vereadores. “É um projeto extremamente importante. A Prefeitura está revogando, zerando a taxa de gerenciamento que incide sobre o valor arrecadado pelas empresas do transporte público e que é destinado para a SMTT administrar os terminais. Com isso, estamos assumindo esse custo e passaremos a arcar, com recursos próprios da administração municipal, para que no ano que vem, quando forem feitos os cálculos para um novo reajuste da tarifa, esse valor não esteja embutido. A Prefeitura está fazendo a sua parte, no sentido de contribuir para que a população que mais precisa do transporte público, não seja ainda mais afetada, por reajustes, no ano que vem”, destacou Edvaldo Nogueira. O prefeito explicou que a administração municipal já vinha estudando maneiras para diminuir os impactos causados pela pandemia no transporte público e que “esta foi a solução encontrada”. “Estamos há mais de um ano buscando formas de contribuir com este grave problema, é um tema que temos discutido sistematicamente. É a nossa preocupação com a tarifa, com a situação do transporte, em virtude de que houve uma queda no número de passageiros durante a pandemia, e isso afetou economicamente o sistema como um todo. Estudamos várias possibilidades e chegamos a essa medida, que, tenho certeza, será de grande importância”, reforçou. O gestor, que também é presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), lembrou, ainda, a mobilização que ocorrerá em Brasília, na próxima quarta-feira, dia 8, com a participação de prefeitos de todo o país, solicitando o auxílio do governo federal para o transporte público do país. “Faremos uma grande mobilização para que o projeto, entregue pela FNP em agosto deste ano, ao Ministério da Economia, pedindo que o governo federal seja responsável pela gratuidade dos idosos, o que representa 20% do preço da passagem, algo estimado em R$ 5 bilhões, avance. Isso será muito importante para, também, diminuir o impacto no reajuste tarifário do ano que vem. Estamos trabalhando muito, e de todas as formas, para que a população não sofra esses impactos”, frisou.

 



Tópicos Recentes