Estou me lixando para 2022, dispara Bolsonaro
O presidente tambem como estaria o Brasil caso seu oponente no segundo turno das eleições de 2018, Fernando Haddad (PT), estivesse atualmente em seu lugar.

Política Online
PolíticaPor Ewerton Júnior

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou em Chapecó (SC) que não está preocupado com as eleições de 2022 e voltou a criticar o PT ao defender medidas sem eficácia contra a Covid-19. "Estou me lixando para 2022, vai ter uma pancada de candidatos", afirmou, ao ressaltar que não tomará medidas mais duras de isolamento social para conter a pandemia, como recomendado por autoridades. Bolsonaro disse que, desde que assumiu a Presidência, não há corrupção no governo federal. "É obrigação nossa, mas não era assim".
Ao defender as decisões que tomou durante a pandemia, o presidente questionou aos presentes como estaria o Brasil caso seu oponente no segundo turno das eleições de 2018, Fernando Haddad (PT), estivesse atualmente em seu lugar. "Imaginem os senhores se aqui neste local estivesse o Haddad do PT? Como estaria o Brasil? Olhe outros países onde a esquerda fala mais alto, país aqui da América do Sul, como está a população lá. Cidade onde mais fechou no Brasil é onde mais morre gente por milhão de habitantes", declarou. Bolsonaro citou a palavra "liberdade" em vários momentos do discurso para criticar medidas de contenção ao novo coronavírus e para defender que os médicos possam prescrever medicamentos sem eficácia contra a Covid-19. "Quem abre mão de um milímetro de liberdade para ter segurança corre o risco no futuro de não ter segurança nem liberdade".
COVID-19
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o boletim epidemiológico do coronavírus, com 693 casos e 26 mortes que estavam em investigação e foram confirmadas. Em Sergipe, 180.483 pessoas já testaram positivo para a Covid-19 e 3.668 morreram. Até o momento, 163.639 pacientes foram curados. As 26 mortes foram: um homem, 57 anos, de Aracaju, com hipertensão, diabetes e ex tabagista; um homem, 72 anos, de Aracaju, com hipertensão; um homem, 80 anos, de Aracaju, com hipertensão, diabetes, doença neurológica crônica; uma mulher, 73 anos, de Aracaju, com diabetes e hipertensão; um homem, 56 anos, de Aracaju, com obesidade; uma mulher, 65 anos, de Aracaju, com diabetes e doença neurológica crônica; uma mulher, 92 anos, de Aracaju, com hipertensão e diabetes; um homem, 91 anos, de Aracaju, com cardiopatia; um homem, 81 anos, de Nossa Senhora do Socorro, com hipertensão; um homem, 49 anos, de Areia Branca, com hepatopatia; uma mulher, 28 anos, de Laranjeiras, com doença hemolítica; um homem, 24 anos, de Canindé de São Francisco, com hipertensão e obesidade; uma mulher, 63 anos, de Aracaju, com doença pulmonar obstrutiva crônica e neoplasia; uma mulher, 69 anos, de Lagarto, com hipertensão e diabetes; um homem, 58 anos, de Aracaju, etilista; um homem, 69 anos, de Aracaju, com hipertensão, diabetes e Parkinson; um homem, 86 anos, de Aracaju, com neoplasia; um homem, 33 anos, de Aracaju, sem comorbidade; um homem, 77 anos, de Aracaju, com hipertensão e diabetes; uma mulher, 62 anos, de Nossa Senhora do Socorro, com diabetes e cardiopatia; um homem, 66 anos, de Nossa Senhora do Socorro, com cardiopatia; um homem, 63 anos, de Aracaju, com diabetes; um homem, 47 anos, de Nossa Senhora do Socorro, com hipertensão e diabetes; um homem, 75 anos, de Aracaju, com hipertensão diabetes, cardiopatia e obesidade; uma mulher, 69 anos, de Carira, com obesidade; uma mulher, 80 anos, de Lagarto, com hipertensão e diabetes. Foram realizados 383.489 exames e 203.006 foram negativados. Estão internados 812 pacientes, sendo que no serviço público são 208 em leitos de UTI (adulto), seis na UTI neonatal/ pediatria e 199 em leitos clínicos (enfermaria), totalizando 413. Já nos leitos do serviço privado estão internados 158 pessoas na UTI adulta, dois na UTI neonatal/ pediatria e 239 em leitos clínicos, totalizando 399. São investigados mais 15 óbitos. Ainda aguardam resultados 2.382 exames coletados. A Secretaria já distribuiu o total de 238.606 doses da primeira remessa aos municípios, destas foram aplicadas 218.786. Referente à segunda dose, foram distribuídas 139.420, sendo aplicadas 59.400 doses.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai iniciar obras de pavimentação asfáltica em nove municípios sergipanos. A ação do governo federal foi anunciada ontem pelo superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho, em reunião realizada por videoconferência. Serão investidos R$ 10,9 milhões, destinados à Codevasf por meio de termo de execução descentralizada do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). No total, serão pavimentados cerca de 97,9 mil metros quadrados de vias públicas, proporcionando mais qualidade de vida para milhares de pessoas. A ação vai beneficiar os municípios de Canindé de São Francisco, Cristinápolis, Feira Nova, Maruim, Muribeca, Salgado, Santana do São Francisco, São Domingos e Tobias Barreto. O superintendente regional da Codevasf em Sergipe afirmou que a empresa está realizando todos os esforços possíveis para dar celeridade às ações. “Mesmo nesse cenário de pandemia, estamos dando andamento aos trabalhos. Sabemos das necessidades dos municípios, e a Codevasf faz o possível nesse momento para entregar resultados e retribuir a confiança depositada pelos parlamentares”, disse Marcos Alves Filho. A pavimentação em asfalto vai reduzir a poeira e a lama em diversas localidades, levando comodidade e contribuindo para a saúde dos moradores. A ação também vai facilitar a circulação de pessoas e incrementar o tráfego de veículos e caminhões, possibilitando melhoria logística para o escoamento da produção e de mercadorias nos municípios. A solenidade de assinatura teve a participação virtual do senador Rogério Carvalho e de prefeitos dos municípios contemplados. A Codevasf também entregou ontem dois caminhões-baús e 28 freezers para associações de produtores em três municípios em Sergipe. Os equipamentos vão beneficiar cerca de 500 pessoas, entre agricultores, produtores de polpas de fruta e catadores de materiais recicláveis dos municípios de Boquim, Canindé de São Francisco e Japoatã. A ação é resultado de um investimento de R$ 380 mil em recursos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.
ÁS DE OURO
O ex-deputado federal André Moura comentou sobre a possível pretensão de Maria do Carmo (DEM) lançar seu nome para concorrer a uma das cadeiras do senado por Sergipe em 2022, o que forçaria o político a abrir mão do PSC, partido atual ao qual é filiado, e migrar para o DEM. “São declarações que me deixam muito feliz, porque nasci no PFL, hoje Democratas, fui fundador do PFL Jovem e fui prefeito pela sigla do partido e também secretário do governo João Alves Filho. As declarações da senadora, de que sou um bom nome, me deixam muito feliz e com orgulho muito grande”, afirmou André. Segundo ele, caso consolidada, a proposta deve ser analisada, mas disse que tem dialogado com outros partidos que também demonstraram interesse em seu nome para concorrer nas próximas Eleições Gerais. No momento em que concedia entrevista, André estava ao lado do ex-deputado federal Heleno Silva, recebendo uma proposta para se filiar ao Republicanos. Heleno falou sobre o interesse do partido em ter André como candidato em 2022. Segundo ele, a proposta surgiu do próprio presidente nacional do partido. “André Moura é o melhor nome para o senado de Sergipe, pois já contribuiu e foi muito importante para o estado. Acho que André tá preparado para representar Sergipe no senado e o que eu, Heleno, puder contribuir com isso, eu vou contribuir”, declarou. Por fim, André disse que mesmo após conversas e propostas, o momento não é de discutir as próximas eleições, mas sim a atual situação do país, que vive uma das piores crises sanitárias com o aumento no número de casos de pessoas infectadas pela covid-19. “Eu acho que o momento agora é de continuar conversando política, mas que cada um, da sua maneira, possa colaborar para atravessar o momento que estamos vivendo no país, com essa quantidade de pessoas contaminadas com a covid-19. Batemos o recorde de mais de quatro mil mortes registradas em um único dia. A gente precisa que as vacinas sejam disponibilizadas em maior quantidade”, pontuou. Ele falou ainda sobre possíveis intrigas que estariam acontecendo com o presidente do DEM em Sergipe, José Carlos Machado, mas negou a hipótese. Segundo André, ele e Machado possuem uma ótima relação e que conversas sobre a disputa do próximo pleito devem acontecer assim que o problema da pandemia for resolvido.
HOSPITAL DE CAMPANHA
Na manhã de ontem a vereadora Linda Brasil (Psol) se pronunciou no pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju para cobrar ações mais efetivas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e a reabertura urgente do hospital de campanha. Na ocasião, estimou melhoras ao vereador Breno Garibalde (DEM) e sua esposa, que testaram positivo para a Covid-19. “Apesar da propaganda devido à vacinação, como se estivéssemos vivendo um período melhor em relação à Covid, a situação de combate à pandemia continua caótica e muito grave, um dos piores momentos, no Brasil, em relação à pandemia. Precisamos de medidas mais efetivas de enfrentamento à pandemia e à sua disseminação e seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Ciência. Somente assim iremos diminuir tantas mortes que estão acontecendo em nossa cidade, em nosso Estado e no Brasil”, cobrou a parlamentar. A vereadora informou que tem chegado denúncias sobre a situação dos hospitais em Aracaju. Uma, em especial, foi a de uma mulher que entrou em contato, cujo marido estava no Nestor Piva. Ela denunciou que os pacientes estão tomando oxigênio sentados em cadeiras plásticas. “Essa senhora relatou que seu marido ficou 16 horas sentado em uma cadeira tomando oxigênio, em estado grave, até conseguir um leito. Na verdade, ele precisava ser transferido para a UTI, mas no sábado à noite havia 12 outros pacientes na frente dele. Ele conseguiu ir para o leito no dia seguinte, no domingo, para ter o mínimo de atendimento humanitário”, informou Linda. A parlamentar apela que a prefeitura possa reabrir o hospital de campanha devido à gravidade da situação. “A abertura do hospital de campanha é crucial para que a população aracajuana tenha o mínimo de atendimento digno”, advertiu. Linda Brasil destacou que a situação do transporte público precisa ser resolvida e que já protocolou uma indicação nesse sentido. “Ainda percebemos a superlotação, tanto nos ônibus quanto nos terminais”, enfatizou. Por fim, retoma a importância da implementação da Renda Básica por parte do poder público municipal, uma vez que as famílias estão vivendo em situação de miserabilidade.
Bita, Lavandeira e Estiva serão as primeiras comunidades de Nossa Senhora do Socorro a receber obras de pavimentação em paralelepípedo pela emenda de R$ 10 milhões do deputado federal Fábio Henrique (PDT). A ordem de serviço foi assinada na tarde dessa segunda (07), no auditório da Codevasf, e as obras serão iniciadas nos próximos 15 dias. Essas foram as primeiras comunidades liberadas pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, com a cessão da Certidão de Uso e Ocupação do Solo. “Essas obras iniciais terão um investimento de mais de R$ 1 milhões, ainda temos quase R$ 9 milhões para obras em outras comunidades. A Bita, a Lavandeira e a Estiva são comunidades que nunca receberam pavimentação em paralelepípedo, mas chegaremos em todas as regiões do município”, detalhou o deputado Fábio Henrique. O superintendente regional da Codevasf Sergipe, Marcos Alves Filho, enfatizou a importância dessas obras, ele disse que “tenho de agradecer ao deputado Fábio Henrique a confiança na Codevasf, em trazer essas emendas porque temos agilidade para fazer as obras e elas possuem uma grande importância para essas comunidades”. O ato de ordem de serviço foi transmitido por live, com a participação presencial do secretário de Planejamento de Nossa Senhora do Socorro, Halisson Souza; dos vereadores Alan Mota, Barbosinha, Jeová de Jesus, Teta do Camarão e Luiz Paulo do Panzuá; além da ex-presidente da Câmara Maria da Taiçoca. “Fui prefeito por oito anos e, juntando esse tempo, não tive uma emenda no valor de R$ 10 milhões. Eu como deputado federal, no meu primeiro ano, já destinei esse valor para pavimentação. Porém, já destinei outros R$ 2 milhões para a saúde do município. E ainda esse ano, destinarei mais emendas para pavimentação asfáltica de outras ruas e para a construção de uma ponte ligando a Lavandeira, em Socorro, ao Cardoso, em São Cristóvão”, detalhou Fábio Henrique. Para finalizar, Fábio Henrique pediu que esquecessem os palanques políticos. “Estamos aqui para pensar na população. O município de Nossa Senhora do Socorro tem um deputado federal para defender e atuar pelo seu povo. O que mais interessa são os benefícios que estamos levando”, argumentou o deputado.
CPI DO PEIXEO suposto descarte de peixe estragado que teria sido distribuído pela Prefeitura de Rosário do Catete, durante a Semana Santa, foi um dos temas em destaque na sessão de ontem, 6, da Câmara Municipal, realizada de forma remota. Em sua fala, o vereador George Santana (DEM) propôs uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a denúncia, que teve origem nas redes sociais do município através de moradores indignados com a situação. “Infelizmente temos um prefeito desumano. Os cofres municipais cheios de dinheiro e o povo passando fome, sem nenhuma assistência. O prefeito nem sequer olha para as pessoas. E agora está sendo acusado de distribuir peixe estragado na Semana Santa”, lamenta George. Tivemos acesso ao extrato do contrato da compra dos gêneros alimentícios pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A compra foi feita através de dispensa de licitação à empresa Gama Distribuidora, pelo valor de R$ 157.800,00, sem especificar a quantidade em quilos de peixe e arroz e o valor unitário. A Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema) está investigando a relação entre os peixes estragados em Rosário do Catete e o descarte irregular do produto encontrado em sacolas plásticas na Mata do Junco, uma região de proteção ambiental do Estado que fica em Capela.