ESPORTE

15/09/2020 as 09:39

Fla monta operação contra desgaste e maratona no Equador pela Libertadores

Passada a sequência de cinco jogos em um intervalo de 15 dias, o Flamengo toma fôlego para encarar uma maratona internacional

<?php echo $paginatitulo ?>

Passada a sequência de cinco jogos em um intervalo de 15 dias, o Flamengo toma fôlego para encarar uma maratona internacional. Nas próximas quinta (17) e terça-feira (22), o Rubro-Negro encara o Independiente del Valle (EQU) e o Barcelona (EQU), respectivamente, em uma dupla jornada no Equador, pela Libertadores. Além das dificuldades naturais da competição continental, o Fla reencontra os desafios da altitude na primeira partida, mas o clube conta com uma memória de dados importante para tentar minimizar os efeitos dos 2.850 metros da capital equatoriana. De 2010 para cá, o time somou jogos "nas alturas" em cidades da Bolívia e do Equador, o que criou uma base de informações importantes para a montagem deste planejamento de agora.

Uma das medidas adotadas é o protocolo de avaliações da musculatura respiratória e o uso de aparelhos que detectam a difusão de oxigênio no sangue. Além disso, há também o uso de medicação que colabora no aumento da oxigenação e a avaliação da saturação de cada atleta. As medidas contribuem e são tocadas por Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Fla, mas é corrente no mundo do futebol que a perda técnica e física é quase irreparável. Com este cenário mais complexo na primeira batalha, a equipe seguirá logo após o jogo para Guayaquil, cidade ao nível do mar e local do jogo posterior. A casa do Barcelona equatoriano é velha conhecida do Flamengo, que já encarou times locais.

Força física Adepto da alta performance física, o técnico Domènec Torrent mandará a campo a equipe que estiver com "mais saúde", algo que ele já vem fazendo em jogos no Brasil. Com as condições adversas e a viagem internacional, o espanhol irá levar ainda mais a fundo seu método de trabalho. Filipe Luís e Arrascaeta, por exemplo, foram poupados na derrota contra o Ceará para que estejam mais próximos do melhor estágio. Com vitórias nos dois jogos disputados na caminhada pelo tricampeonato continental, o Fla mira voltar de viagem com a vaga para as oitavas para lá de encaminhada. Após estas duas partidas, os campeões voltam a atuar em 30 de setembro, quando recebem o Independiente Del Valle.




Tópicos Recentes