EMPREGOS E CONCURSOS

28/06/2022 as 11:31

Oportunidade: Saiba como se inscrever no Jovem Aprendiz

A lei exige a contratação de jovens de 14 aos 24 anos em empresas de médio e grande porte

Reprodução<?php echo $paginatitulo ?>

Em tempos de pandemia, crise econômica, desemprego e inflação, falar e divulgar oportunidades se tornou ainda mais necessário. Assim, nesta terça, 28, a coordenadora nacional do programa de aprendizado aprendiz integrado, Mafra Merys, explicou como funciona o processo para se tornar um Jovem Aprendiz.

Se você é um jovem que tem o desejo de se profissionalizar gratuitamente e também ser remunerado por um serviço para uma empresa, o Jovem Aprendiz é uma boa opção. “Basta ter de 14 a 22 anos, e ir no instagram @aprendizintegrado e acessar o link da bio e quando tem nossa entrevista de empregos nós chamamos todos os jovens dessa lista e a gente dá um treinamento para os jovens irem para a entrevista. É acessível e gratuito”, explica Mafra.

Além disso, para participar do programa, o jovem precisa estar matriculado em algum ensino regular. “Além do ensino regular a empresa precisa contratar um curso profissionalizante para a função que o jovem foi contratado. Para que ele estude um dia e trabalhe quatro, em escolas técnicas que ofereçam esse ensino que estão cadastradas.”, detalha a coordenadora.

São 34 possíveis funções que o jovem aprendiz pode vir a realizar, que é escolhido pela empresa a qual ele foi contratado. “O jovem trabalhará meio período, em um contrato de 12 meses e receberá meio salário mínimo. Se for um bom aprendiz, ele pode ser recontratado em outra empresa com outra função, até os 24 anos”, explica Mafra.

Ela ainda reforça que o programa tem um alto índice de efetivação, ou seja, após chegado o limite de idade, o jovem aprendiz pode ser contratado como um servidor tradicional. 



Mariana Gotta




Tópicos Recentes