EMPREENDEDORISMO

05/03/2020 as 14:00

Sugestão de Fonte: Declaração do Imposto de Renda para quem é MEI

Mais de oito milhões de brasileiros são microempreendedores individuais

<?php echo $paginatitulo ?>

Após a sua criação, em 2009, o Microempreendedor Individual chegou, ao fim de 2019 a mais de 8 milhões de brasileiros inscritos. O sistema, voltado para dinamizar a formalização de pequenos negócios e trabalhadores autônomos, entretanto, pode gerar algumas dúvidas na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda, como por exemplo:

Existe alguma diferença para efetuar a declaração do IR para quem é MEI? Quais as diferenças? Há alterações quanto à declaração deste ano? Há necessidade, aliás, de se fazer esta declaração, ou este contribuinte deve fazer o procedimento apenas como pessoa física?

Além disso, muitos cidadãos que não são pequenos empreendedores têm feito a abertura de MEIS para conseguir melhores condições para se obter planos de saúde. Neste caso, como declara o IR de uma microempresa que não registra movimentação financeira?

Prezado jornalista, caso queira abordar este assunto, ou outro relacionado, deixamos à disposição para consultas e entrevistas, o professor de Ciências Contábeis da Universidade Santo Amaro – Unisa, Janio Blera de Andrade.




Tópicos Recentes