CURIOSIDADES

12/08/2021 as 07:26

Maior chuva de meteoros do ano poderá ser vista em Sergipe

O evento poderá ser observado na noite desta quarta-feira, 11

Foto: Ilustrativa/Freepik<?php echo $paginatitulo ?>

Os sergipanos poderão apreciar novamente ocorrência de uma chuva de meteoros aqui no estado. O pico será nesta quarta-feira, 11, e o fenômeno astronômico denominado Perseidas, considerado o maior do ano, poderá ser visto durante á noite, de hoje até sexta-feira, graças à inclinação da terra.

A chuva de meteoros trata-se de fragmentos de cometas ou Asteróides que cruzam a órbita da Terra. Esses fragmentos antes de entrarem aqui na Terra são chamados de meteoróides. Mas ao entrarem, sofrem fricção e emitem luz visível, sendo denominado de meteoro. Caso esses objetos toquem o solo, eles passam a ser chamados de meteoritos.

De acordo com o coordenador da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA Galileu Galilei), Augusto Almeida, a chuva acontecerá por mais duas noites, sendo a madrugada o horário mais propício para a observação.

“O fenômeno poderá ser observado depois da meia-noite, até o amanhecer. Isso se dá porque a Terra está numa posição, em sua órbita, propícia para observar os fragmentos que entram em alta velocidade na atmosfera terrestre e provoca essa chuva”, explica Augusto.

Não é a primeira vez que o fenômeno é visto aqui no estado. No final do mês passado, a chuva também pôde ser vista no estado e a estimativa era de que cerca de 25 corpos entrassem por hora na Terra com grande luminosidade. Desta vez, a expectativa é de 50 a 100 corpos cruzando o céu, não apenas em Sergipe, como em todo o Nordeste.

Segundo Augusto Almeida, devido às condições climáticas, da última vez não foi possível fazer um registro do fenômeno. A expectativa é de que dessa vez, o registro fotográfico seja possível.




Tópicos Recentes