MDB em frangalhos
MDB em Sergipe está na UTI, em estágio terminal

Blog do TR
PolíticaPor Thiago Reis

Outrora uma legenda partidária forte, com ingresso desejado por inúmeras figuras públicas em Sergipe, o MDB hoje se encontra em frangalhos. Continua sendo um partido forte, mas o diretório estadual está na UTI, evoluindo para o óbito político do partido.
Mas como assim!? O MDB tem um deputado federal, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores (menos em Aracaju); por qual razão estaria o MDB naufragando em Sergipe!?
Por uma razão simples meus amigos – o que mantém um partido político forte é a sua capacidade em eleger deputados federais. Em Sergipe o MDB possui apenas um deputado federal, Fábio Reis, que comanda o partido juntamente com seu irmão, o ex-deputado federal Sérgio Reis, e que diante da atual situação de precariedade organizacional da legenda, Fábio permanecendo do MDB, dificilmente será reeleito.
Mas quem seria o responsável por apequenar o MDB em Sergipe? Um partido que até bem pouco tempo elegeu o Governador do Estado, e que agora não tem condições de nem ao menos promover a reeleição do único deputado federal eleito pela legenda.
Certamente tanto Fábio quanto Sérgio Reis sabem que se Fábio permanecer no MDB, fatalmente não será reeleito, mas quanto ao ex-governador Jackson Barreto, que deseja ser candidato a deputado federal e que ainda está filiado ao MDB, na condição de Presidente do Diretório Municipal em Aracaju? Jackson vai permanecer no MDB para disputar uma das 8 vagas da Câmara? Por óbvio que não.
E a razão de tal afirmação reside no fato que ainda na disputa eleitoral em Aracaju nas eleições passadas, JB na condição de presidente do diretório municipal do MDB, esvaziou completamente o partido, fazendo com que a legenda não lançasse candidatos a vereador em Aracaju, fato nunca antes visto em eleições anteriores.
Esse comportamento de JB chama atenção para os verdadeiros interesses políticos do ex-governador, que não estão alinhados aos interesses dos irmãos Fábio e Sérgio Reis. JB quer ser eleito deputado federal custe o que custar, e nesse sentido, sacrificar o MDB para deliberadamente forçar a saída dia irmãos Fábio e Sérgio Reis do partido, deixa JB em pé de igualdade na disputa. Porque muitas das lideranças que hoje apoiam Fábio Reis, já estão sendo aliciadas por emissários do ex-governador Jackson Barreto.
O fato é que pelo andar da carruagem, se os irmãos Fábio e Sérgio Reis não abrirem o olho, vão ficar à mercê de opções bastante restritas na composição de uma chapa que possa garantir que o coeficiente eleitoral exigido para eleger um deputado federal seja atingido.
O que JB fez com o diretório municipal do MDB em Aracaju, aos poucos está fazendo com o restante do partido, empurrando o MDB para a constatação do óbito eleitoral.