29/06/2020 as 05:13

Deus no controle sempre. Sergipe inicia plano de retomada econômica.

Governador anunciou via Instagram, inicio do plano de retomada econômica.

Política Online

Política
Por Ewerton Júnior
<?php echo $paginatitulo ?>

O governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou, que o plano de retomada da economia terá inicio nesta segunda feira. Segundo o governador,  “o Plano de Retomada Econômica tem início nesta segunda-feira (29), com a bandeira laranja em todo o Estado, com exceção de alguns setores para: Barra dos Coqueiros, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, que não estão autorizados a abrir salões de beleza, barbearia e estabelecimentos de higiene pessoal, templos e atividades religiosas”. Segundo Belivaldo, para os 75 municípios sergipanos, estará autorizada a abertura de: clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia.

Ainda segundo o governador, fica determinada a  abertura de demais escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagem etc), operadores turisticos e atividades de treinamento de desportos profissional, lojas de cosméticos, perfumarias, somadas a livrarias, comércio de artigos de escritórios e papelaria. Na decisão, Belivaldo avisa que em Aracaju essas atividades deverão observar o horário de funcionamento de 9 `as 16 horas. “Mas nada disso acontecerá de qualquer jeito, continuamos  preocupado com a presença do coronavirus em Sergipe. O início da retomada está condicionada aos protocolos sanitários individualizados por setor econômico, que prevêem fiscalização e açõs de monitoramento contínuo, coordenador pelo poder público e os setores produtivos”. Belivado deixou claro “que não vamos nos furtar de fazer valer esta fiscalização

COVID-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulga neste domingo (28), o boletim epidemiológico do coronavírus, com 1.102 novos casos e 15 óbitos. Em Sergipe, 24.421 pessoas já testaram positivo para a COVID-19 e 620 morreram. Entre os novos casos, 462 correspondem a exames realizados entre 18 e 22 de junho, que foram processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Cinco mortes são de pacientes de Aracaju. Quatro são homens: 74 anos, com hipertensão; 68 e 80, com diabetes; 74, com hipertensão e diabetes. A única mulher possui 92 anos, com Alzheimer. De São Cristóvão, quatro mortes: dois homens, de 75 anos, sem comorbidades, e 50, com hipertensão; e duas mulheres, de 32 e 77, ambas com obesidade. Nossa Senhora do Socorro registrou as mortes de dois homens, de 49 anos, sem comorbidades, e de 108 anos, com hipertensão. Dos demais municípios, ocorreram os seguintes óbitos, todos de homens: 88 anos, de Carira, com hipertensão e diabetes; 36, residente de Simão Dias, com cardiopatia e hipertensão; 47, de Nossa Senhora das Dores, sem comorbidades; de 77 anos, de Boquim, com cardiopatia, diabetes e doença pulmonar obstrutiva crônica. São 8.126 pessoas curadas até o momento. Foram realizados 49.041 exames e 24.620 foram negativados. Estão internados 608 pacientes, sendo 244 em leitos de UTI (127 na rede pública, sendo 121 adultas e 6 pediátricas; e 117 na rede privada, sendo 115 adultas e 2 pediátricas) e 364 em leitos clínicos (225 na rede pública e 139 na rede privada). São investigados mais 19 óbitos. Mais detalhes sobre o novo boletim epidemiológico da Covid-19 em sergipecontraocoronavirus.net.br.

TUCANOS I

O PSDB abriu as conversas para as composições do partido com vistas as eleições municipias de 2020. Segundo os dirigentes partidários, o partido conversou com três pré candidatos a prefeitura de Aracaju. A delegada Danielle Garcia, que disputará  a Prefeitura pelo Cidadania, acompanhada do presidente municipal do PL, Milton Andrade, estiveram com o presidente municipal tucano, Acácio Cardoso. Na reunião foi discutido um possivel entendimento sobre as eleições em Aracaju. Tambem estiveram na sede do PSDB em Aracaju membros do Democracia Cristão (DC), inclusive o pré-candidato a prefeito pelo partido, Delegado Paulo Marcio. E logo em seguida com o também pré-candidato a prefeito pelo (PSB), ex-deputado  federal Valadares Filho. Todas as conversas trataram sobre composições com os três partidos para apoio nas eleições municipais deste ano.

TUCANOS II

No encontro com o DC, o presidente regional do PSDB, Eduardo Amorim, ao lado do presidente municipal, esteve com o pré-candidato a prefeito, delegado Paulo Márcio, e com o presidente do partido, Airton Costa, o ex-senador disse que vinha conversando com a pré-candidata do Cidadania, delegada Danielle Garcia e com o presidente municipal do PL, Milton Andrade, desde o final do ano passado, sobre a possibilidade de uma aliança para apoiá-la. Segundo ainda Eduardo Amorim, já em relação ao DC, tendo a pré-candidatura do delegado Paulo Marcio a prefeito, com quem tem afinidade há anos, o PSDB também demonstrou sua pretensão de apoio, exatamente diante da aproximação que havia politicamente. Ainda na conversa, Eduardo Amorim disse que iria levar para análise do seu grupo, ao tempo em que mostrou simpatia da possibilidade de uma parceria política, levando em consideração a relação pessoal que tem com o delegado Paulo Márcio, candidato a prefeito pelo Democracia Cristã. A conversa entre PSDB e DC foi amena, sem firmar compromissos e tanto Airton Costa quanto Paulo Márcio disse que o ex-senador ficasse bastante à vontade, para uma decisão amadurecida e tiveram de manter encontros posteriormente.

TUCANOS III

Após a conversa com membros do DC, o ex-senador Eduardo Amorim recebeu o pré-candidato a prefeito pelo PSB, ex-deputado federal Valadares Filho. Eduardo teria se surpreendido, positivamente, com o que o pré-candidato conversou. O encontro foi considerado “proveitoso”. No início do segundo eles “bom diálogo”, o ex-senador Eduardo Amorim confidenciou que logo no início, quando ainda se fala em eleição municipal, tinha pensado do PSDB não apoiar ninguém para a Prefeitura de Aracaju e lançar a chapa proporcional a vereador, mas com o início das conversas o partido não ficará fora. Valadares e Eduardo admitiram a convergência de muitos pensamentos neste momento e um deles foi que “o único dos atuais pré-candidatos que poderia aglutinar para viabilizar uma disputa pela Prefeitura de Aracaju, com boas chances de levar o pleito para o segundo turno seria exatamente o do ex-deputado Valadares”. Essa chance se dá pelo aumento do tempo de televisão, pela presença de Valadares Filho em disputas anteriores ao mesmo mandato e a governador do Estado e por sua presença política constante como parlamentar. O PSDB seria mais um partido de porte no bloco onde também estaria o DEM e o Patriotas e teria um protagonismo no processo eleitoral deste ano. É possível que nesta segunda-feira os dois entrem em contato por telefone, para agenda um novo encontro.

TUCANOS IV

O ex-senador Eduardo Amorim não conversou participou da conversa com a pré-candidata do Cidadania, Danielle Garcia, e nem com o presidente municipal do Partido Liberal, Milton Alves, na quinta-feira (25). O encontro ocorreu com o presidente municipal do PSDB, Acácio Cardoso. Segundo o presidente municipal do PL, empresário Milton Andrade, a conversa na sede tucana foi sobre a candidatura de Danielle Garcia. “onde se discutiu alguns ítens sobre Aracaju, levando em consideração os problemas atuais e crônicos”. Milton admitiu que até as convenções vão circular várias especulações sobre a posição do PSDB, mas lembrou que foi o ex-senador Eduardo Amorim quem procurou a pré-candidata Danielle Garcia para tratar sobre composição e que os dois almoçam sempre para tratar do assunto, muitas das vezes também com o próprio Milton. O presidente do PSDB, Eduardo Amorim, disse textualmente que apoiava Danielle Garcia, mas em reunião com o presidente do DC, Arton Costa, teria dito claramente que desistira do apoio, pela falta da sintonia com o ex-senador Alessandro Garcia (Cidadania), que ainda não havia conversado com ele. Milton Andrade, entretanto, insiste que o PSDB tem total interesse em apoiar Danielle Garcia, junto com o PL. Andrade lembrou que o ex-vereador Dr. Êmerson continua com o nome citado para vice e não ver nenhum problema com uma chapa puro-sangue. Disse ainda que o PL tomará decisões “presidencialistas”, explicando que “como presidente municipal ele não terá intervenções nas posições do partido em Aracaju.

CPF/CNPJ

Durante o XXXIV Webinário on-line realizado pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), nesta sexta-feira 26, o deputado Federal Fábio Mitidieri conversou com os gestores sobre o seu posicionamento quanto às eleições 2020 e quais são as ações desenvolvidas pelo parlamento relativas à pandemia. “Quando eu vejo pessoas estimulando a normalidade, fico preocupado com a saúde de todos. Entendo que a situação econômica é importante, mas não podemos priorizar o CNPJ em detrimento do CPF”, disse Fábio. O deputado fez esta citação para mostrar que não é a favor de que a eleição seja realizada este ano, e que o isolamento social precisa ser 100% cumprido pela população, para que o resultado seja positivo e todos tenham a oportunidade de voltar às atividades do dia a dia. De acordo com o parlamentar, realizar o pleito eleitoral é o mesmo que estar colocando vidas em risco. “Nós estamos falando de vidas. São 45 de campanha, de milhares de pessoas nas ruas, aglomerando e tendo o contato corpo a corpo”, relata. Para o deputado federal, por mais que as redes sociais tenham prevalecido no sentido de divulgar um pré-candidato, não existe campanha eleitoral sem o contato físico e a oportunidade de ouvir os anseios da população. Nesta discussão, Fábio Mitidieri complementou afirmando acreditar que mesmo mediante as suas colocações na assembleia, e de outros parlamentares que têm essa mesma posição, possivelmente a eleição acontecerá sim, em 2020. “O congresso e o TSE tem a maioria para manter a eleição este ano, a dificuldade está sendo para encontrar a data, mas essa discussão deve permanecer pelos próximos dias em Brasília”, informou.




Tópicos Recentes