POLÍTICA

13/05/2022 as 18:36

Laércio garante “densidade” e demonstra que “projeto Senado” é viável

Quorum

Política
Por Habacuque Villacorte
<?php echo $paginatitulo ?>

Diferente do que alguns políticos enxergam e analistas escrevem, este colunista entende que o deputado federal Laércio Oliveira (PP) é sim um forte pré-candidato ao Senado Federal em 2022. Nessa quinta-feira (12), em Aracaju, o parlamentar promoveu o Congresso dos Progressistas que surpreendeu, sobretudo, pelo grande volume de lideranças políticas que participaram e/ou foram prestigiar. Isso apenas não garante qualquer “favoritismo” a Laércio, mas está claro que ele possui e lidera um agrupamento político que, com boa articulação pelo Estado, deixa viável seu projeto para chegar ao Senado Federal.

 

Este colunista tem alertado que ainda é muito cedo para análises e conclusões precipitadas sobre o processo eleitoral sergipano. Há quem diga, em alto e bom som, que pelas pautas defendidas pelo mandato de Laércio Oliveira na Câmara dos Deputados, ele automaticamente “se inviabiliza” para o Senado. O titular discorda, em partes, de pronto com um argumento bem direto: se tivesse todo esse desgaste que seus adversários exaltam, não se elegia (e reelegia) deputado federal. E, caso partisse para mais uma reeleição, estaria cotado para ser um dos mais votados do Estado.

 

A grande questão é que existem interesses diversos em jogo em muito do que é “ventilado” por aí fora! Para por um teste de paciência, pela necessidade de muita resiliência, de quem quer entrar ou continuar fazendo política. O evento dessa quinta-feira, além de representação estadual (o que falta à maioria de seus adversários), provou que Laércio vem acertando em fortalecer seu partido, mantendo chapas competitivas para deputado estadual e federal, sem deixar de lado seu compromisso com o agrupamento de candidatar-se ao Senado.

 

Às vezes a impressão é que lhe falta a estratégia adequada para aperfeiçoar sua articulação, na política e na comunicação. Dentro do bloco governista, por exemplo, seus principais “concorrentes”, André Moura e Jackson Barreto, estão prejudicados, cada um com sua particularidade; justiça seja feita, pela oposição, nomes como Eduardo Amorim, Henri Clay, Coronel Rocha e Daniele Garcia estão na disputa, mas que não possuem a estrutura de uma campanha que Laércio vislumbra. Tão importante quanto é o fato de ele não ter “máculas” em sua vida pública...

 

Mas o que desperta muitas dúvidas sobre o projeto de Laércio ao Senado é o resultado da eleição de 2018, quando os sergipanos elegeram Rogério Carvalho e Alessandro Vieira, quando outros nomes mais conhecidos e com mais estrutura não tiveram êxito nas urnas. Tudo é possível, mas este colunista alerta que é muito improvável que o mesmo ocorra em 2022 e, para isto, basta considerar o “histórico” das disputas pelo Senado dos últimos 20 anos. Tirando essa “exceção” sempre foi importante o pré-candidato ter o apoio de um forte agrupamento, na capital e no interior.

 

E outro aspecto que é favorável a Laércio, para este colunista, é sua posição nacional definida! Diferente de alguns analistas, o titular deste espaço entende que é correta e honesta a postura do líder do PP em anunciar seu apoio à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), independente de seu palanque em Sergipe. Em um cenário com tantas “decepções” com alguns políticos, ao menos neste sentido o eleitor passa a conhecer melhor o seu pré-candidato e vai criando uma identidade, com posições transparentes. Essa “confiança” geralmente é positiva para quem vota...

 

Veja essa!

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, já confirmou presença no lançamento oficial da pré-candidatura de Fábio Mitidieri, que ocorrerá no dia 23 de maio, às 16h30, no Iate Clube de Aracaju. O agrupamento político do deputado prepara uma grande festa de lançamento e outras lideranças nacionais do partido em vários estados também se mobilizam para comparecer ao evento que dará o pontapé oficial à caminhada do pessedista em Sergipe rumo ao governo.

 

E essa!

Com o slogan “Sergipe Avança Com Fábio”, o pré-candidato aposta na sua juventude e conhecimento do estado para envolver os corações e mentes dos sergipanos nessa jornada de renovação política.

 

Valmir de Francisquinho I

O pré-candidato ao governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL), esteve reunido com o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano, e com o professor doutor Marcelo Alves Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis. Durante o encontro, o pré-candidato ressaltou a importância da integração do ensino superior com a sociedade para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

 

Valmir de Francisquinho II

“Enquanto prefeito, fui um parceiro da nossa UFS, através do Termo de Cooperação Técnico-Científica e Pedagógica, permitindo ampliar oportunidades de estágios nas Escolas do Município de Itabaiana, assim como, ações de combate a pandemia do COVID-19”, disse Valmir.

 

Valmir de Francisquinho III

Valmir destacou a relevância da educação como instrumento de transformação social. “Não medimos esforços para garantir a doação do terreno para ampliação do Campus da UFS em Itabaiana, com o objetivo de implantar o futuro Centro de Formação de Professores e tornar a nossa região uma referência na formação continuada de professores”.

 

PSOL I

O Psol, em Sergipe, tem avançado bastante na elaboração programática e estratégica para as Eleições 2022. O partido está construindo um programa em diálogo com o povo e pretende formar chapas proporcionais completas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. Além disso, nomes importantes estão sendo ventilados para a pré-candidatura ao Governo.

 

PSOL II

O Psol já definiu a pré-candidatura ao Senado do ex-presidente da OAB, Henri Clay Andrade, que é, inclusive, prioridade nacional do partido. Agora, para a pré-candidatura ao Governo, são ventilados nomes como Mário Leony, delegado de Polícia Civil; José Alvino, professor e advogado; Izadora Brito, advogada e integrante do MTST; Sérgio Barreto, defensor público e presidente do Psol Sergipe; Igor Baima, sindicalista; Marcos Póvoas, professor e procurador do Estado; e Jossimário Mick, servidor público. 

 

Define este mês

A definição do nome acontecerá ainda neste mês durante a Conferência Eleitoral do partido, cuja data será marcada pelo Diretório Estadual. Segundo o Psol, a decisão se dará em consenso progressivo, baseando-se em critérios objetivos e estratégia política. 

 

Debate na segunda

Na próxima segunda-feira (16), às 18h30, haverá um debate será sobre os altos índices de desemprego e insegurança alimentar no Estado. O encontro acontecerá na Rua Lourival Chagas, nº 233, no Bairro Grageru. As discussões do Ciclo, que subsidiarão o Programa de Governo do Psol, ocorrem às segundas-feiras e contam com a participação de especialistas sobre os temas. 

 

Alô Lagarto!

Na próxima segunda-feira (16), o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) realizará em Lagarto, uma audiência pública sobre “Aprendizagem Profissional no Brasil e em Sergipe - Avanços, Dificuldades e Desafios”, em parceria com o Ministério Público de Sergipe (MP-SE). O evento será direcionado para toda a sociedade lagartense e ocorrerá no auditório do Centro de Simulações e Práticas do campus de Lagarto, na UFS. E é fruto do acordo entre o MPT-SE e o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Sergipe (Seac-SE).

 

TCE

O planejamento e a gestão de recursos na criação de camarão (carcinicultura) no baixo São Francisco foram objeto de estudo de edital lançado em 2018 pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), cujo resultado dos trabalhos foi entregue à conselheira Angélica Guimarães, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). O gesto dos pesquisadores remete ao início do estudo, quando a conselheira, ao tomar conhecimento, solicitou informações e demonstrou seu apoio à iniciativa. 

 

Fapitec

“Foi excelente o papel da conselheira em buscar informações acerca disso porque sabemos que a utilização dos recursos públicos deve gerar cada vez mais um retorno para a sociedade. Ela muito cordialmente nos provocou e agora pudemos trazer aqui essa análise”, comentou o presidente da Fapitec, Ronaldo Guimarães.

 

Angélica Guimarães

Natural de Japoatã, município situado no Baixo São Francisco sergipano, Angélica Guimarães agradeceu a atenção dos dirigentes da Fapitec e elogiou o trabalho recém-concluído. “Ações como esta devem ser sempre estimuladas pois contribuem de forma direta para o desenvolvimento sustentável das nossas localidades”, destacou a conselheira. 

 

Pesquisa

Elaborado em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), o projeto buscou traçar um plano de manejo adequado, que vise essencialmente à sustentabilidade dessa atividade. “Essa pesquisa com certeza só vem a enriquecer a atividade desenvolvida na região. Nos colocamos à disposição para que possamos realizar algum evento grande para mobilizar produtores e associações da região e a gente possa mostrar esse retorno do trabalho executado pela Fapitec à sociedade”, concluiu o presidente da Fapitec.​

 

Neto Batalha I

Diante do aumento da violência física, verbal, moral e psicológica contra professores em São Cristóvão, o vereador Neto Batalha (PP) apresentou, esta semana, um Projeto de Lei para garantir maior segurança aos profissionais da rede municipal de ensino. “Diretores, coordenadores, agentes administrativos e outros trabalhadores da educação também estarão amparados pela lei”, explicou o parlamentar.

 

Neto Batalha II

De acordo com o autor do PL, as escolas com sede em São Cristóvão devem estimular na comunidade acadêmica a realização de palestras, atividades de reflexão e análise de violência contra os profissionais da educação. O vereador esclarece que as atividades de reflexão e combate à violência contra educadores, serão organizadas pelo Poder Executivo, Conselho Escolar, bem como pelas entidades representativas de estudantes.

 

Neto Batalha III

Ainda de acordo com Neto Batalha, as medidas protetivas, preventivas e punitivas serão aplicadas pelo Poder Público, havendo se necessário, o afastamento temporário ou definitivo do aluno, a transferência para outra escola ou mesmo a licença temporária do educador e demais profissionais da educação que estejam em situação de risco, no exercício de sua atividade, sem perda dos vencimentos e prejuízos a sua carreira funcional.

 

Iran Barbosa I

O deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, destacou sua participação na 3ª Caminhada Pela Paz do Bairro Inácio Barbosa, que percorreu as ruas do Conjunto Jardim Esperança, envolvendo a comunidade local, lideranças do bairro e religiosas. De acordo com Iran Barbosa, a terceira edição da Caminhada Pela Paz cumpriu o objetivo de dar voz àquela população quanto aos seus reclames, mas, sobretudo, para chamar a atenção das autoridades públicas e da imprensa para o fato de como a violência tem crescido naquele núcleo habitacional, onde, só nas últimas duas semanas foram registrados dois homicídios.

 

Iran Barbosa II

“Fiz questão de participar da Caminhada para ouvir de perto quais são as perspectivas e as reivindicações daquela população. A pauta primeira da comunidade é a garantia de segurança no bairro, que haja mais policiamento, mais presença e ação da guarda municipal em relação ao patrimônio”, disse o parlamentar. “Mas, a comunidade entende que não basta um maior efetivo policial e mais policiamento ostensivo para resolver o problema da violência. Eles reivindicam, também, ações mais efetivas e duradouras que promovam a cultura da paz no bairro”, explicou Iran Barbosa.

 

Janier Mota I

A deputada estadual Janier Mota (PSD) visitou o Hospital e Maternidade Santa Isabel e se reuniu com a médica Debora Leite, que assumiu em abril a Presidência da Associação Aracajuana de Beneficência – mantenedora da unidade de saúde centenária, que atua, principalmente, no cuidado materno-infantil.

 

Janier Mota II

Acompanhada da médica Genikele Alves, integrante da equipe do Santa Isabel, e do advogado Thiago Carvalho, ex-secretário de Educação do Município de Itabaianinha, que intermediaram a visita ao hospital, a deputada conversou com a presidente sobre a situação da instituição e percorreu várias alas de internamento (enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva - UTI’s), tomando mais conhecimento sobre as necessidades da unidade.

 

Ajuda de todos

“Eu me identifico demais com a área assistencial, com a saúde. Sofro muito ao ver um cidadão, uma unidade hospitalar sofrendo com desassistência. Por isso, me emocionei ao ver as crianças nos leitos de UTI e ao ver os olhos da presidente Débora cheio de lágrimas, quando nos despedimos na saída do hospital, após percorrermos várias alas. É uma grande e desafiosa missão presidir esta casa de saúde filantrópica tão importante para o cuidado materno-infantil na rede SUS, que, infelizmente, enfrenta dificuldades e precisa da ajuda, da atenção das nossas autoridades. O Hospital e Maternidade Santa Isabel pede socorro”, declara Janier Mota.

 

Compromisso

A deputada se prontificou em ajudar o Santa Isabel e conclamou as autoridades a fazerem o mesmo. “Nós deputados estaduais, deputados federais, senadores, além de nossos governantes, podemos contribuir com pequenos ou grandes recursos, qualquer quantia é válida, que serão essenciais para a aquisição, por exemplo, de respiradores e para a implantação de mais enfermarias para os pacientes crônicos, desafogando, assim, as UTIs. O que depender de mim, como cidadã, deputada e presidente da Comissão de Saúde da Alese, irei ajudar. Inclusive, já sinalizei para Debora que irei destinar parte de minhas emendas parlamentares de 2023 para o hospital”, informa. 

 

Zezinho Sobral I

Foi aprovado na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que institui a data de 29 de Junho como Dia Estadual da Pesca e da Aquicultura de Sergipe, passando a integrar no calendário oficial do Estado. A propositura é de autoria do deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) como reconhecimento ao papel socioeconômico destas atividades para Sergipe e para o Brasil, influenciando diretamente na geração de empregos e de renda.

 

Zezinho Sobral II

“A pesca e a aquicultura em Sergipe são atividades muito importantes que geram desenvolvimento econômico, emprego, renda e segurança alimentar. Hoje em dia, visando a segurança de quem depende da prática e do consumidor final, ambas atividades possuem técnicas estabelecidas que vão desde os cuidados e práticas de higiene, até o manejo, monitoramento da qualidade da água, sustentabilidade e preservação ambiental”, afirmou o deputado.

 

Zezinho Sobral III

O aquicultor é o responsável pelo estudo, desenvolvimento e aprimoramento de técnicas para exploração eficiente de peixes, moluscos, crustáceos, entre outros produtos. O Brasil é o país com a maior reserva de água doce do mundo e conta também com uma extensa região costeira, é um dos países com maior potencial de produção de alimentos oriundos da água. “Muitos sergipanos tiram o sustento através delas e empreendem. Nada mais justo que homenagear todos esses profissionais com a data e somar para que políticas públicas voltadas às práticas dessas atividades sejam fortalecidas”, complementou.

João Marcelo I

O deputado estadual João Marcelo (PT) voltou a defender o respeito à diversidade e o direito de escolha das pessoas. O pronunciamento do parlamentar foi uma resposta ao posicionamento do deputado Capitão Samuel que criticou o uso de banheiros públicos por escolha de identidade de gênero. 

 

João Marcelo II

João Marcelo reiterou seu respeito à opinião dos colegas deputados, mas salientou que é necessário primeiro ter respeito às escolhas de cada um. “Se temos dentro do nosso convívio o direito de fazermos nossas próprias escolhas, todos os cidadãos têm esse direito. Quando a gente traz à Assembleia uma discussão no sentido de proibir que as pessoas tenham o direito de escolher estamos transformando os iguais em desiguais. E não é dessa forma que temos que fazer e agir”, ressaltou.

 

João Marcelo III

Na avaliação do deputado, só sente na pele quem precisa enfrentar o problema. “Eu pergunto ao deputado Capitão Samuel se dentro da casa dele o filho ou filha tivesse a opção, a escolha e a necessidade de passar este tipo de situação se a manifestação do deputado seria a mesma neste plenário. É preciso respeitar as escolhas das pessoas. Há necessidade de que a gente transforme a sociedade para que ela seja mais igual”, enfatizou.

 

Luta

Ainda em sua fala, João Marcelo destacou a luta incessante dos movimentos LGBTQIA+. “Para jogar fora esse preconceito e trazer a igualdade. E o sentido desta Casa jamais deve ser proibitivo. Deve ser de transformar a sociedade para que seja mais bem vista e onde todos possam conviver de forma harmônica e igual”, concluiu.

 

Luciano Pimentel I

O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) esteve na Secretaria de Segurança Pública (SSP) para participar da assinatura de um convênio firmado entre o órgão e a Prefeitura de Pedrinhas, com objetivo de implantar um posto de atendimento do Instituto de Identificação no município, situado na região sul do estado.

 

Luciano Pimentel II

"Muitos gestores buscam o nosso apoio na resolução de demandas, seja reforçando pleitos ou até mesmo intermediando o diálogo com entidades competentes. No início deste ano, a prefeita France de Domingos, uma parceira do nosso mandato, trouxe essa pauta e, de imediato, agendamos com a SSP para tratar do assunto", pontuou Luciano Pimentel, complementando.

 

Luciano Pimentel III

"Esse convênio firmado hoje é fruto dessas tratativas e através desta ação estaremos atendendo uma demanda do município, evitando que os pedrinheses gastem com o deslocamento para Aracaju e facilitando o acesso da população ao RG, um documento que é essencial para todo cidadão", frisou o deputado.

 

Alô Areia Branca I

A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PL 12/2022), de autoria da deputada Maria Mendonça (PDT), que torna o São João - do município de Areia Branca - Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe. “O São João é uma das maiores expressões culturais do Nordeste”, afirmou a deputada. A matéria segue para sanção governamental.

 

Alô Areia Branca II

Ela ressaltou que Areia Branca se destaca pela sua tradição. A festa ocorre em uma praça de aproximados 20 mil metros quadrados, onde é proibida a queima de fogos para preservar o meio ambiente e a saúde das pessoas. “Esse cuidado é muito significativo”. Maria observou que, além de ser uma época importante para rememorar as histórias e lendas contadas sobre os Santos, nesse período, Sergipe tem forró em várias partes, quadrilhas, comidas e roupas típicas.

 

Maria Mendonça

“É um festejo rico em beleza e cultura. Isso, sem falar na deliciosa culinária composta por canjica, mungunzá, bolo de milho, pamonha, milho verde, dentre outras guloseimas que fazem parte da tradição”, disse Maria. A parlamentar, ainda, ressaltou que o São João atrai inúmeros turistas de várias localidades do Brasil, além dos próprios sergipanos. “A nossa festa é importante, não apenas por sua tradição, mas, também, para a economia de Sergipe”. 

 

Embrapa Solos

Referência em análise de solos, o Laboratório de Solos e Química Agrícola (LSOL) do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) recebeu, pela 20ª vez consecutiva, o Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF).  O documento, que é emitido pela Embrapa Solos, concede ao instituto sergipano de ciência e tecnologia o direito de utilizar um selo que confere qualidade e credibilidade aos laudos oriundos de análises de fertilidade do solo, trazendo maior segurança aos pequenos e grandes agricultores, além de instituições e pesquisadores que utilizam o serviço.

 

Avaliação

Mais de 130 laboratórios de todo o país que utilizam o Método Embrapa de Análise de Solos participam do PAQLF, cujo objetivo é verificar a qualidade das determinações analíticas em solos e proporcionar confiabilidade aos resultados. Os laboratórios avaliados como sendo de excelência adquirem o direito de utilizar o Selo de Qualidade do PAQLF pelo período de um ano. Tais selos são rastreáveis, únicos em programas desta natureza, possuindo itens de segurança que impedem sua falsificação ou utilização indevida.

 

Kaká Andrade

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, explica que o excelente desempenho do Laboratório de Solos no PAQLF tem relação direta com o avanço e a modernização da agricultura. “À medida que fornecemos laudos confiáveis, estamos contribuindo para que os produtores agrícolas aumentem a fertilidade do solo e a produtividade de sua lavoura de maneira econômica e sustentável, ou seja, sem necessidade de ocupar novos hectares, minimizando o uso excessivo de adubos e corretivos e evitando problemas ambientais”.

 

Renantique I

Uma experiência envolvendo gastronomia e a alegria das músicas sefarditas e canções de taberna será apresentada pelo Conjunto de Música Antiga Renantique no próximo sábado (14), às 20h, na galeria de arte e bistrô 1AGallery. O valor de ingresso é de R$ 20,00.

 

Renantique II

A apresentação tem como tema “Cantares com el vino” e contará com uma cenografia especial para remontar os ambientes das tabernas medievais. “Esta é uma experiência nova para a gente que está acostumado com teatros, museus e igrejas. Preparamos um repertório bem alegre para que a noite seja bem agradável. Tudo isso aliado a uma boa comida e a vinho, é claro!”, destaca o diretor artístico do Renantique, Emmanuel Vasconcellos.

 

Renantique III

A intenção do grupo é fazer uma apresentação mais informal, com bate papo com o público sobre a música antiga e como ela fazia parte do cotidiano das pessoas nas celebrações. O integrante do Renantique e violonista, Alexandre Azevedo, enfatiza a essência alegre do repertório. “Pretendemos fazer uma noite de celebração com músicas executas com instrumentos de época, técnicas de execução e interpretação musical baseadas em rigorosa pesquisa. Queremos está bem próximos do nosso púbico que prestigia o trabalho do Renantique realizado há 25 anos”, comemora Alexandre.

 

Big Love & Tarcísio do Acordeon

Fenômeno do arrocha em todo Brasil, o sergipano Rafinha “O Big Love” gravou, em São Paulo, mais um hit que promete ser o sucesso dos festejos juninos 2022. Desta vez com a participação do ícone Tarcísio do Acordeon, a canção “Iludido eu” está prevista para ser lançada no mês de junho e emplacar as playlists de São João por todo o país. “Uma emoção muito grande gravar com esse cara. Para mim é mais que especial, sou fã de verdade do Tarcisio”, revela o sergipano. 

 

Sobre Rafinha 

Natural de Salgado, interior sergipano, o cantor que foi catador de laranja está vivendo a melhor fase da sua carreira com uma crescente nas plataformas musicais. Ele já alcançou grandes números nos serviços de streaming Spotify e Deezer: são mais de 33 milhões de plays na plataforma Sua Música, alcance que fez o artista permanecer no pódio entre os cinco mais tocados do gênero durante um bom tempo.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 


Colunistas


Tópicos Recentes