06/08/2022 as 02:50

Foi dada a largada para o grande prêmio Governo do Estado de Sergipe

Com grande numero de participantes a corrida sucessória sergipana promete grandes emoções.

Política Online

Política
<?php echo $paginatitulo ?>

Dia de convenções, já presenciei no estado algumas mais festivas, porem as de ontem tambem deixaram um gostinho de quero mais no paladar dos sergipanos, se comparada a Fórmula 1 começou a caçada aos eleitores e votos dos sergipanos. A mais festiva de todas, foi a do líder das pesquisas o ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho (PL).  Valmir disputará as eleições ao lado da vereadora, Emília Corrêa (Patriota). A candidata a vice-governadora de Sergipe é defensora pública aposentada, comunicadora de rádio e TV e presidente da Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores. O PL também confirmou o nome de Eduardo Amorim para a disputa pelo Senado. O candidato é bacharel em Direito, médico especialista em dor e ex-secretário de saúde. Também já foi senador e deputado federal. Também na disputa e com chances de vencer o próximo pleito, o PSD  oficializou nessa sexta-feira, 5, a candidatura do deputado federal, Fábio Mitidieri, ao Governo de Sergipe. O candidato a vice-governador na chapa será o deputado estadual, Zezinho Sobral (PDT). O candidato ao Senado é o deputado federal, Laércio Oliveira. Aos 45 anos, Fábio Mitidieri é formado em Administração e acumulou experiência na vida política nas funções de vereador, secretário municipal de Esportes, secretário de Estado do Trabalho e deputado federal por dois mandatos. Chega à disputa ao governo com o apoio do governador Belivaldo Chagas e do prefeito Edvaldo Nogueira.

Com reduzidas chances de vitória o PT sergipano realizou uma convenção para oficializar a candidatura do senador Rogério Carvalho para o Governo de Sergipe, nessa sexta-feira (5), na sede da legenda, em Aracaju. O evento contou com a presença do ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto (MDB), que recentemente rompeu com a base governista do Estado e declarou apoio ao candidato à presidência da República, Lula (PT). Já no PTB, o pré-candidato ao governo de Sergipe João Fontes (PTB) desistiu de disputar o comando do Executivo Estadual nas eleições de outubro deste ano. A decisão foi confirmada na tarde sexta-feira (5), durante a convenção partidária que oficializaria seu nome. Segundo ele, a decisão foi tomada diante da necessidade de ter um palanque único alinhado ao presidente Jair Bolsonaro. João Fontes também pontuou que agora o PTB deve apoiar o candidato do PL ao governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho. Já o  Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Sergipe aprovou, na tarde do sábado (30), em convenção partidária a oficialização da candidatura de Alessandro Vieira ao governo do estado. Para vice, o partido anunciou o nome de Milton Andrade (Cidadania) e de Danielle Garcia (Podemos) para o senado. O ato aconteceu no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju, onze dias após o início do período para realização das convenções partidárias, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alessandro Vieira é natural de Passo Fundo (RS), delegado da Polícia Civil do estado e vai disputar a sua primeira eleição para o governo. O Democracia Cristã confirmou a pré-candidatura de AntônioClaudio Neves, especialista em geriatria, gerontologia e filiado ao partido desde 2021. Ele deve disputar pela primeira vez a eleição para o governo do estado. Neves atuou como secretário municipal de Saúde de Itabaiana. Ele é também presidente da Associação dos Amigos dos Idosos do Brasil e diretor do Instituto de Atenção à Longevidade.

O Partido Unidade Popular (UP) em Sergipe aprovou, no dia 31 de julho, em convenção partidária, aoficialização da candidatura de Aroldo Féliz ao governo do estado. Para vice, o partido anunciou o nome de Luze Augusta dos Santos (UP). Ele é professor concursado, engenheiro químico, mestre e doutor em engenharia química. Aroldo também militante, fundador do Partido Unidade Popular pelo Socialismo e membro do Diretório Estadual de Sergipe. Já o  Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) em Sergipe aprovou, no dia 22 de julho, em convenção partidária a oficialização da candidatura de Elinos Sabino ao governo do estado. Para vice, o partido anunciou o nome de Leide Lima e de Heraldo Goes para o senado. O servidor público federal, Elinos Sabino dos Santos, é o pré-candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) em sua primeira eleição. Com mais de 40 anos de militância social, ele já foi vendedor, trabalhador rural e professor.  O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Sergipe aprovou, na tarde da quinta-feira (4), em convenção partidária, a  oficialização da candidatura de Niully Campos ao governo de Sergipe. Para vice, o partido anunciou o nome Demétrio Varjão (PSOL) e para o senado Hericlay Andrade (PSOL). Niully Nayara Santana Campos tem 34 anos, é natural de Capela (SE), advogada, professora e vai disputar a sua primeira eleição para o governo do estado.  O pré-candidato ao governo de Sergipe João Fontes(PTB) desistiu de disputar o comando do executivo estadual nas eleições deoutubro deste ano. A decisão foi confirmada na tarde dessa sexta-feira (5), durante a convenção partidária que oficializaria seu nome. Segundo ele, a decisão foi tomada diante da necessidade de ter um palanque único alinhado ao presidente Jair Bolsonaro. João Fontes também pontuou que agora o PTB deve apoiar o candidato do PL ao governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho.

FORÇA DO INTERIOR

O pré-candidato a deputados federal para o estado de Sergipe, o ex-prefeito de Tobias Barreto, Toinho Nery (UNIÃO),vem com força total para a disputa eleitoral deste ano. Em recente entrevista Toinho Nery pontuou que há uma grande chance do município de Tobias Barreto eleger um deputado federal nestas eleições de 2022. Relembrando da força política de Tobias Barreto, o pré-candidato comenta que a sociedade tobiense é politizada e tem potencial para eleger candidaturas federais "As candidaturas em Tobias Barreto sempre caminharam do bom para excelente. Se Tobias abraça a ideia do União Brasil, isso gera uma perspectiva de que vai haver sucesso nessa investida", comenta Toinho. Questionado sobre como ele acredita que Tobias Barreto chegará a Brasília, ele explica que a estratégia é garantir não só os votos da população do município, mas manter uma comunicação com as cidades vizinhas que possam vir apoiar as candidaturas. " É uma tradição desde 94, lançamos quatro nomes que tiveram um bom resultado. Mas não tiveram o trabalho que estamos tendo agora de buscar e discutir ideias fora de Tobias como estamos fazendo, de levar essa discussão de projetos.", esclarece o pré-candidato.

DESISTIU

João Marcelo desiste de disputar a reeleição para Deputado Estadual. Por isso, através da minha fé e por meio desta nota, quero me dirigir aos amigos e amigas do meu querido Estado de Sergipe e anunciar a desistência de disputar a reeleição no pleito deste ano. Esta é, claro, uma decisão bastante difícil, tomada após um longo período de reflexão e de muito diálogo com minha família e amigos. Quem me conhece sabe da dificuldade que encontro sempre que preciso dizer “não”. Recentemente, o Estado inteiro acompanhou a minha luta para vencer a COVID e, antes disso, na Alese, o meu pioneirismo na luta por mais vacinas e para que o Governo do nosso Estado pudesse atender melhor a população mais necessitada. Olhar por todos sempre foi minha característica nos mandatos que exerci. Em meio a todos os fatores, o que mais pesou para que eu tomasse essa decisão foram as questões familiares, especialmente o nascimento do meu filho e a necessidade de estar mais com a minha filha. A gestação de minha esposa foi desafiadora e o pós-parto tem sido desgastante, por isso quero estar mais próximo dela e acompanhando mais de perto os primeiros meses de vida de meu filho, dedicando toda minha atenção para minha família. Além disso, entendo que tenho uma missão maior com minha gente de Nossa Senhora das Dores, cidade que tenho orgulho de ser filho e que tanto amo. Infelizmente, desde a nossa saída da gestão municipal, as cadeiras parecem estar vazias e os dorenses parecem pouco representados. Digo isso com base em todos os índices e avanços que alcançamos na Saúde, Assistência, Educação, Segurança, Cultura, mas que, infelizmente, regrediram com a atual gestão. E quem vem pagando por este descaso é o cidadão. Por isso, neste primeiro momento, vou ficar com minha família, como falei anteriormente, e mais a frente me dedicar à pré-candidatura a prefeito de Nossa Senhora das Dores, para que o nosso município volte a ter um gestor que realmente trabalhe em prol da nossa gente, garantindo qualidade de vida para a população.

MARIA DO CARMO

Em dezembro desde ano a senadora Maria do Carmo Alves (PP) completará 24 anos no parlamento. Esposa do falecido ex-governador João Alves Filho, a parlamentar tem tido participação efetiva na política sergipana, especialmente as voltadas às mulheres e às famílias em situação de vulnerabilidade. No ato convencional de homologação das candidaturas do partido Progressistas de Sergipe à senatoria da República e aos parlamentos federal e estadual realizado em Aracaju, a senadora disse que o pré-candidato ao Senado Laércio Oliveira (PP) é o mais qualificado para substituí-la na Casa Alta. “Laércio fez muito por Sergipe como deputado federal e presidente da Fecomércio. Não são apenas projetos de lei na Câmara ou obras do Sesc/Senac, falo da ação para as pessoas, na formação educacional profissionalizante e de apoio às famílias carentes, com o ‘Tá na Mesa’, um programa que garante alimentos para quem tem fome”, justificou Dona Maria. Para ela, pelo histórico de vida empresarial, parlamentar e como gestor do “Sistema S”, Laércio reúne as condições necessárias para exercer com dignidade e competência o mandato de senador. “Eu gostaria de passar o bastão para ele, e como é uma vaga só, vamos trabalhar para fazer ele vitorioso. Sem dúvida, é o mais preparado, o mais qualificado para a função”, disse.

ELIANE NO PÁREO

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) teve o seu nome homologado para deputada federal, nesta sexta-feira (05), mas teve que consultar advogados para ver se não haveria problema em razão de também dirigir conselhos que integram a estrutura administrativa da Vice-Governadoria. Uma fonte do PT informou que ela registrou o seu nome como candidata a deputada federal e vai esperar por algum pronunciamento do TRE e do TSE em relação à sua candidatura, para poder dar explicações. Não houve qualquer problema no registro, tudo transcorreu dentro da normalidade e a vice-governadora disputa o mandato sem problemas. Os advogados do PT a orientaram a fazer a registro da candidatura e explicaram que os conselhos que ela preside são da própria Vice-Governadoria e, automaticamente, ele teria que ficar à frente, já que para disputar o mandato ela não precisou se desincompatibilizar do cargo. A partir de agora basta não assumi-lo na ausência do governador Belivaldo Chagas (PSD).

DONA TRUMPI

Popular nas redes sociais, o torneiro mecânico José Luiz da Mota Cruz — o Luizão 'Dona Trampi'— assinou nesta sexta-feira (5), a ata confirmando sua candidatura a deputado estadual pelo União Brasil, durante a convenção do partido que definiu os candidatos que disputarão as eleições de outubro deste ano. Nas eleições de 2018, Luizão 'Dona Trampi' — cujo apelido é uma corruptela do nome do ex-presidente americano Donald Trump — obteve 35.732 para deputado federal pelo PSL, partido que acabou se fundindo com o DEM para se tornar o atual União Brasil. Empolgado, o agora candidato a deputado estadual acredita que pode repetir o desempenho das eleições passadas e conseguir obter sucesso para uma vaga na Assembleia Legislativa de Sergipe. "Vamos entregar nas mãos de Deus e entregar nas mãos de vocês [eleitores] e que Deus abençoe cada um de nós", disse ele, nas suas redes sociais.

 



Tópicos Recentes