18/09/2020 as 04:55

Hasta la vista, baby

André desembarca ainda hoje em Aracaju

Política Online

Política
Por Ewerton Júnior
<?php echo $paginatitulo ?>

O ex-deputado federal André Moura (PSC) está retornando definitivamente a Aracaju nesta sexta-feira (18), para participar das eleições municipais como presidente regional do partido. Ontem a noite André entregou o cargo de secretário da Casa Civil e Governança do Rio de Janeiro ao governador em exercício Claudio Castro (PSC) Moura, entretanto, vai permanecer no Escritório do Rio de Janeiro em Brasília, atendendo à solicitação do governador Claudio Castro, levando em consideração que há uma composição com o presidente Bolsonaro e o chefe do Executivo carioca fez um apelo para que André permanecesse no comando do setor, no que foi atendido, em razão de ser um trabalho bem menor do que vinha exercendo na Casa Civil e Governança.

Em sua carta ao governador Claudio Castro em que pede afastamento do cargo, o ex-deputado André Moura diz que “nos últimos dois meses criamos um pacote de austeridade fiscal com a adoção de medidas que aumentam o poder de fiscalização do Estado e contribui com a busca pelo equilíbrio das finanças estaduais. Além disso, estamos deixando as diretrizes para construção de um novo Marco Regulatório, que vai regulamentar os processos de contas e contratações estaduais”. E mais: “tenho certeza do trabalho de gestão realizado e entendo ter chegado a hora de encerrar o ciclo na Casa Civil e Secretaria de Representação em Brasília. Por este motivo solicito a minha exoneração dos cargos”. André diz ainda que “minha saída leva em conta razões pessoais. Nesse momento, acredito que preciso estar mais próximo à minha família e ao agrupamento político que integro em Sergipe. Com as eleições municipais se avizinhando, minha presença tem sido cada vez mais requisitada”. O governador Claudio Castro, ao receber o pedido de afastamento de André Moura, fez um apelo para que ele continuasse nos cargos, mas entendeu o seu pedido, em razão das suas atividades políticas em Sergipe. Claudio Castro fez um apelo a André Moura, para que ele permanecesse na Secretaria de Brasilia, porque precisa da sua atuação junto ao Planalto naquele momento. André concordou, mas retorna a Sergipe nesta sexta-feira (15), para cuidar do seu partido, o PSC, e ficar próximo à família.

DENÚNCIA

A fiscalização, imposta pelo Estado à Polícia Militar, tem acabado com aglomerações em vários lugares de Sergipe. Em Simão Dias, o governador Belivaldo Chagas (PSD) participou de ato político com aglomeração. A denúncia é do ex-senador Antonio Carlos Valadares: “O governador Belivaldo Chagas participou de ato, organizado a seu mando, pelo seu partido e aliados em Simão Dias, para realizar convenção em favor de seu candidato a prefeito, burlando o seu próprio decreto que proíbe, em face da covid-19, aglomerações públicas ou privadas, e obriga rigorosa obediência aos protocolos de distanciamento social.”Para todos os sergipanos, pessoas e empresas, grandes ou pequenas, é proibido romper os protocolos sanitários contra a pandemia, permitindo-se, no entanto, como fica bem evidente, uma exceção, desde que as aglomerações sejam de atos políticos promovidos por apoiadores dos candidatos do governador. Para o governo, o que vale é o velho ditado: “faça o que eu digo, mas não faça o que faço.”

PROGRESSISTAS

O Progressistas em Sergipe realizou diversas convenções nos municípios sergipanos para homologar as pré-candidaturas a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. No estado inteiro o partido tem 680 pré-candidatos a vereadores e 33 pré-candidatos majoritários a prefeitos e vice. O presidente do partido, o deputado federal Laércio Oliveira afirmou que o desenho era muito menor. “A estratégia programada era trabalhar com 20 municípios, mas as pessoas foram se aproximando, querendo vir para o partido”, disse.  Ele afirmou ainda que grande parte dos filiados procuraram o partido. “As pessoas vieram porque acreditam na história que construímos até aqui. Acho que isso tudo é reflexo do mandato que faço. O meu mandato é com foco na geração de emprego, para o desenvolvimento de todas as regiões. A intenção que a gente tem é transformar o estado a partir de uma política feita com seriedade e responsabilidade”, afirmou Laércio Oliveira. 

LANÇADO

O governador Belivaldo Chagas lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com a presença do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. A cerimônia aconteceu no Palácio dos Despachos, em Aracaju (SE), e simboliza a formalização da liberação de recursos na ordem de R$ 11 milhões pelo Ministério da Cidadania a serem investidos em Sergipe, para a aplicação em três frentes do programa. Instituído pela Lei nº 10.696/2003, o PAA é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar. O programa tem como objetivo atender famílias em situação de vulnerabilidade social e em estado de insegurança alimentar e nutricional, por meio da distribuição de alimentos adquiridos de agricultores familiares. Em Sergipe, o PAA será executado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri); e diretamente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O governador falou da importância do programa para o desenvolvimento do estado de Sergipe. “Esses 11 milhões que chegarão para o PAA serão extremamente importantes para possibilitar o trabalho com a agricultura familiar. Paralelo a isso, nós vamos disponibilizar também recursos do tesouro para se somar. Mais de 1,6 milhão de litros de leite e produtos da agricultura familiar serão adquiridos com esses recursos e revertidos para populações vulneráveis. É um dia extremamente feliz para todos”, destacou.

SUSPENSO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello suspendeu,a tramitação do inquérito que avalia se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal. Marco Aurélio decidiu também que caberá ao plenário do STF definir se Bolsonaro pode enviar depoimento por escrito ou, se preferir, escolher o melhor dia para ser ouvido. A data do julgamento será definida pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux. Até a decisão do plenário, o inquérito fica paralisado e o depoimento, suspenso. A investigação aberta em maio tem como base acusações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Bolsonaro nega ingerência na PF. A polícia pediu ao STF mais 30 dias para concluir a apuração do caso. A decisão de Marco Aurélio Mello atende a um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), que defende que Bolsonaro possa depor por escrito. Na semana anterior, o relator do inquérito, ministro Celso de Mello, havia rejeitado essa possibilidade.

CONSULTAS A CANDIDATOS

Consultas por município e cargo, acesso à informações detalhadas sobre a situação dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que pediram registro para concorrer às Eleições Municipais de 2020 já estão disponíveis na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta traz ainda todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes. O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado que quiser informações. Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado. Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.

SÃO CRISTÓVÃO

Na tarde da última quarta-feira,16, o Partido Social Cristão (PSC), homologou a pré-candidatura de Gedalva Umbaubá a Prefeitura de São Cristóvão. A oficialização aconteceu durante a convenção do Partido Social Cristão – PSC, Partido Liberal – PL, Rede Sustentabilidade-REDE , Partido Trabalhista Cristão – PTC; e Democratas-DEM. Gedalva já atuou como parlamentar no município e é conhecida por ter apresentando um projeto que beneficiou 16 comunidades com água. Durante a convenção, Gedalva Umbaubá(PSC), anunciou em primeira mão o vereador Lilo abençoado como o seu pré-candidato a vice-prefeito. Lilo é popularmente conhecido por ser um dos vereadores mais atuantes de São Cristóvão e por ter feito diversas denúncias ao Ministério Público sobre a atual gestão. Além de representantes dos partidos e de apoiadores de Gedalva, esteve presente no evento o deputado federal Bosco Costa. Bastante emocionada, Gedalva falou do amor que tem por São Cristóvão e lembrou dos seus projetos enquanto esteve na Câmara de Vereadores.

LIBERDADE SEM CENSURA

Horários Escalonados I
O escalonamento dos horários de início das atividades comerciais é a principal medida defendida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) para redução da superlotação no transporte coletivo de Aracaju e da região metropolitana neste período de retomada da economia.

Horários Escalonados II
O presidente da Setransp, Alberto Almeida, destacou que atualmente, 82% da frota de Aracaju está em circulação e que o número de passageiros correspondem a média de 50% do fluxo anterior à pandemia. “Fechando o mês de agosto a gente teve uma redução muito grande de pessoas que utilizam ônibus, e hoje nós temos cerca de 82% da nossa frota nas ruas. Junto a SMTT, nós tentamos sobreviver a essa fase e aplicar algumas medidas para melhoria do transporte para os passageiros e para a nossa equipe”, afirmou.

Vacinação
Em entrevista, a coordenadora do setor de imunização da SES Ana Lira, falou sobre a importância da cobertura de vacinação de crianças e adolescentes. “Infelizmente a procura está muito baixa esse ano, mas precisamos lembrar que além do Covid há outras doenças circulando como o sarampo, por exemplo, precisamos controlar agora esse fluxo para não temo um surto. As vacinas estão disponíveis gratuitamente, em todos os postos de saúde do Estado. A gente faz um chamado ao pão para que lebve as crianças e adolescentes que levem seus filhos a uma unidade de saúde qu eles irão atualixzar essas vacinas para que todos fiquem protegidos.

Condomínios I
Foi publicado no Diário Oficial de Sergipe, o decreto nº 235/2020 que estabelece as recomendações sanitárias que deverão ser adotadas pelos condomínios residenciais na abertura de suas áreas comuns e de lazer. O decreto recomenda que os condomínios orientem as pessoas a manterem o distanciamento mínimo, que disponibilize álcool 70% nos espaços, intensifique a limpeza dos equipamentos e locais de uso comum, além de definir o número máximo de pessoas que poderão usar ao mesmo tempo espaços e equipamentos, evitando aglomerações. O uso de máscaras e equipamentos de segurança é obrigatório para moradores, funcionários e visitantes.

Condomínios II
Em entrevista para o Programa Liberdade sem Censura desta quinta-feira 17, o advogado da área condominial Alexandre Sobral falou sobre o protocolo que rege as áreas de lazer dos condomínios. “O governo do Estado atendeu nossa solicitação, e temos o primeiro protocolo condominial do país. É importante deixar claro que não acabou a pandemia, toda a reabertura precisará ser feita com cautela e com cuidados, e também é importante lembrar que cada condomínio tem suas particularidades então cabe ao síndico desses condomínios tomarem suas precauções”, pontuou.

Nova Chapa em Poço Verde
Quando estava se preparando para ir à convenção do seu partido, PMN com PSD, nesta quarta-feira (16) à noite, a candidata vice-prefeita do atual prefeito Iggo Oliveira, que disputa a reeleição em Poço Verde Maria Elza Nunes da Silva (conhecida por Elaza de Zeca) sofreu um infarto fulminante, foi levada ao hospital do município mas já chegou praticamente morta.

 



Tópicos Recentes