AUTO E CIA

12/09/2019 as 13:13

CHEVROLET APRESENTA A NOVA GERAÇÃO DO ONIX, PREÇO PARTE DE R$ 51.590

Compacto estreia nova plataforma com nota máxima no crash-test, oferece seis airbags, ESC, internet 4G e traz um inédito motor 1.0 turbo flex

FOTO: DIVULGAÇÃO<?php echo $paginatitulo ?>

 

 

 
 

A Chevrolet acabou de apresentar a nova geração do Onix nas versões hatch e sedã, batizada como Onix Plus. A escolha do lugar de revelação foi estratégica: Porto Alegre fica próximo da fábrica de Gravataí (RS), onde os compactos são feitos. Os preços do hatch partem de R$ 51.590 na versão LT e alcançam R$ 66.290 na LTZ.

Na prática, o Onix Plus é a segunda geração do Prisma. Em relação ao original, o sedã inaugura o motor 1.0 turbo de três cilindros na linha nacional do fabricante — o tricilíndrico também é fabricado no Brasil, em Joinville (SC).

Feito sobre a plataforma modular GEM (Global Emerging Markets), o novo Onix foi criado em parceria com a chinesa SAIC, uma das sócias da General Motors no país oriental. Não por acaso, o modelo foi apresentado alguns meses atrás no Salão de Xangai.

Chevrolet mostra primeira foto do inédito Onix sedã (Foto: Divulgação)

A grande novidade mecânica é o novo motor 1.0 tricilíndrico. É o primeiro um litro turbo da Chevrolet brasileira. Dotado de injeção direta, rende 116 cv, contra 124 cv do chinês.

De qualquer forma, o novo motor promete nível de desempenho próximo do 1.0 TSI de Volkswagen Polo e Virtus. Esse tipo de motorização é cada vez mais popular no nosso mercado e também vai equipar o novo Hyundai HB20S.

Outro ponto revolucionado pelo novo projeto é o espaço interno. O entre-eixos cresceu oito centímetros em relação ao Prisma e chegou aos 2,60 metros. Na prática, o carro oferece vão para cabeças e pernas de passageiros com pouco mais de 1,80 metro.

O passageiro central não tem o mesmo conforto dos que vão nas pontas, mas o túnel central baixo ajuda a acomodar as pernas dos mais altos.

Onix Plus recebe 5 estrelas no teste do Latin NCAP (Foto: Divulgação)

Nota máxima no crash-test

O Latin NCAP também revelou uma nova rodada de testes de colisão, e o novo Onix Plus recebeu nota máxima (5 estrelas) tanto para a proteção de crianças, quanto na proteção de adultos. De acordo com a montadora, o sedã mostrou bom desempenho nos testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste.

O recém-lançado Onix Plus possui Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e seis airbags como equipamento padrão: dois dianteiros, dois laterais de corpo e dois de cortinas.

Embora o Onix e Prisma veteranos tenham recebido reforços (novidade revelada por Autoesporte), eles obtiveram apenas três estrelas para adultos e ainda devem em outro ponto. Se os dois não receberem o ESP, ambos terão que sair de linha até 2022, data na qual o item de segurança passará a ser exigido para carros antigos feitos no Brasil.

Chevrolet Onix e Prisma Joy (Foto: Júlio Cabral/Autoesporte )

Internet 4G e nova multimídia

A tecnologia a bordo também tem novidades. O sistema MyLink foi aprimorado e passou a oferecer wi-fi pelo 4G nativo, ou seja, que independe do celular — mas o serviço cobrará uma mensalidade. A tecnologia foi apresentada no Cruze reestilizado.

Em nome da segurança, o Chevrolet passa a vir com controle eletrônico de estabilidade e de tração, além de airbags laterais, itens nunca aplicados na segunda geração do Prisma — o carro teve ainda uma primeira encarnação feita sobre o Celta.

A família ainda dará origem ao novo Tracker e um SUV médio do tamanho do Jeep Compass, com datas de chegada entre 2020 e 2021. Os lançamentos seguintes dos modelos da linha GEM devem incluir uma inédita picape média-pequena, perfeita para enfrentar a Fiat Toro.




Tópicos Recentes