Este chip não é o que compramos nas operadoras e colocamos nos smartphones, mas sim o componente instalado em seu interior responsável pela conectividade. Com tecnologia 4G e 5G, estão prontos para a comunicação entre automóveis e, por exemplo, postos de combustível, hospitais e centrais de socorro, por exemplo. Esta tendência ficou clara durante a CES deste ano, evento que cada vez mais recebe fabricantes de automóveis mostrando novas tecnologias. 

A Qualcomm diz que o chip permite localização exata, inclusive por faixa de rodagem, podendo atender inclusive serviços autônomos e conectados. A empresa diz que estará disponível para testes das fabricantes no segundo semestre deste ano, chegando às ruas a partir de 2021. 

"Acreditamos que o nosso novo Snapdragon Automotive Platforms ajudará a lançar a conectividade veicular para a era do 5G", disse Nakul Duggal, vice-presidente de produto da Qualcomm. 

Outro lançamento da Qualcomm é o sistema WiFi a bordo para automóveis. O chip permitirá até seis pontos de conexão simultâneos, inclusive para conexão de vídeos de alta definição e conexão com aparelhos externos, como para serviços em concessionários, por exemplo.